Tecnologia

Veja a megapropagação do tsunami do Chile no oceano

Após o terremoto que abalou o Chile na terça-feira, vários países, incluindo o Japão, acionaram alerta de tsunami. Mas o quão longe a onda foi?

Onda: Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico simulou efeitos no oceano do terremoto no Chile (Pacific Tsunami Warning Center)

Onda: Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico simulou efeitos no oceano do terremoto no Chile (Pacific Tsunami Warning Center)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 3 de abril de 2014 às 16h39.

São Paulo – Na esteira do grande terremoto que abalou a região norte do Chile, matando seis pessoas, na noite de terça-feira, países como Peru, Honduras, Equador, Indonésia, e até o Japão, lançaram alertas de tsunami. Mas, afinal, o quão longe chegou o tsunami chileno?

Para responder a essa pergunta, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico recorreu a um modelo que simula os efeitos oceânicos de um grande terremoto.

Pelos cálculos dos pesquisadores, o tsunami viajou longas distâncias através do Pacífico e chegou ao México, Havaí, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e Austrália.

Segundo a agência meteorológica japonesa, um leve maremoto de até 1 metro de altura atingiu regiões costeiras do país às 12h22 locais (0h22 de Brasília) desta quinta-feira, mas sem causar danos.

A simulação fez uma projeção da propagação do fenômeno para as próximas 30 horas a partir do momento em que o tsunami foi registrado. Assista abaixo:

//www.youtube.com/embed/hhvfbjCIiXo

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisTerremotosMeio ambienteChileTsunami

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite