13 fotos da destruição causada pelo tornado em Oklahoma
A passagem de um forte tornado castigou a região Oklahoma City, no centro-sul dos Estados Unidos, na segunda-feira (20). O tornado tinha 3 quilômetros de diâmetro...
Tornado (Getty Images)
DR
Da Redação
Publicado em 21 de maio de 2013 às 11h58.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h05.
A passagem de um forte tornado castigou a região Oklahoma City, no centro-sul dos Estados Unidos, na segunda-feira (20). O tornado devastou em 40 minutos uma área de 32 quilômetros entre as cidades de Newcastle e Moore.
O tornado tinha mais de 1,5 quilômetro de diâmetro e atingiu a região de Moore, vizinha a Oklahoma City, em uma velocidade de 320 quilômetros por hora.
As autoridades confirmaram a morte de 24 pessoas e estimam que mais de 200 outras ficaram feridas. Desde quando aconteceu o tornado, mais de cem pessoas foram resgatadas com vida.
Além de Plaza Tower Elementary School, outra escola foi atingida, deixando vítimas soterradas. Muitos moradores de Moore, uma cidade com 50 mil habitantes, ficaram sem água e energia.
Nos últimos dias, fortes tempestades sacodem a região central dos EUA, na qual nascem os tornados. O alerta das autoridades se estende por uma vasta área que compreende desde o Texas até a zona dos Grandes Lagos.
Até agora, o PRIMA, adquirido pela Science Corporation por US$ 4,7 milhões em 2024, já foi implantado em 38 pacientes na Europa; tecnologia permite que, em média, eles leiam cinco linhas a mais em uma tabela de visão
Com US$ 400 bilhões em receita estimada para 2025, setor é dominado por Amazon, Microsoft e Google; falhas como a desta segunda-feira, 20 de outubro, expõem riscos de dependência concentrada