Tecnologia

Veículos da Audi vão "conversar" com semáforos nos EUA

A Audi America, de propriedade da Volkswagen, disse que alguns veículos Q7 e A4 montados a partir de 1 de junho de 2016 serão equipados com a tecnologia


	Semáforo: a tecnologia permite que semáforos troquem informações de segurança e outros dados operacionais para veículos pela nuvem
 (Scott Olson/Getty Images)

Semáforo: a tecnologia permite que semáforos troquem informações de segurança e outros dados operacionais para veículos pela nuvem (Scott Olson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2016 às 15h11.

São Francisco - A montadora alemã Audi está lançando uma tecnologia que permitirá a seus veículos nos Estados Unidos se comunicarem com semáforos, o que a montadora alemã diz ser o primeiro uso comercial da inovação na indústria automobilística.

A Audi America, de propriedade da Volkswagen, disse que alguns veículos Q7 e A4 montados a partir de 1 de junho de 2016 serão equipados com a tecnologia.

Conhecido na indústria como "V-to-I," a tecnologia permite que os semáforos e outras equipamentos troquem informações de segurança e outros dados operacionais para veículos pela nuvem.

As eventuais aplicações da tecnologia, que continua a ser testada em todo o mundo pelas montadoras e empresas de transporte, vai ajudar a evitar colisões e reduzir o congestionamento nas estradas e rodovias.

O sistema da Audi permite que o veículo exiba uma contagem regressiva antes de a luz vermelha tornar-se verde. Saber quanto tempo a pessoa tem antes da luz verde vai diminuir a maior parte da ansiedade da espera, disse o gerente-geral da área de veículos conectados da Audi, Pom Malhotra.

A contagem regressiva também aparece no painel de controle se o veículo concluir que não é capaz de passar antes do sinal ficar vermelho, permitindo que o motorista comece a frear.

Enquanto espera a luz vermelha ficar verde, a tela irá desaparecer alguns segundos antes de ficar verde, forçando os motoristas a prestar atenção no cruzamento e determinar se é seguro prosseguir.

Acompanhe tudo sobre:AudiEmpresasEmpresas alemãsInovaçãomobilidade-urbanaMontadorasTrânsitoVolkswagen

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp