Tecnologia

Vazamento de vapor não é mais visível em Fukushima, diz Tepco

Tóquio - O vazamento de vapor que havia sido registrado na quinta-feira no edifício onde se encontra o reator 3 da central de Fukushima não é mais visível, afirmou...

Masayuki Ono (©afp.com / Yoshikazu Tsuno)

Masayuki Ono (©afp.com / Yoshikazu Tsuno)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

Tóquio - O vazamento de vapor que havia sido registrado na quinta-feira no edifício onde se encontra o reator 3 da central de Fukushima não é mais visível, afirmou nesta sexta-feira a empresa Tokyo Electric Power (Tepco), que administra o complexo.

Durante toda a quinta-feira, os peritos da Tepco tentaram descobrir a origem de um visível vazamento de vapor no quinto andar do edifício, onde estão situadas as piscinas de armazenamento, detectado com a ajuda de câmeras de vídeo especializadas.

Nesta sexta-feira, no entanto, o vazamento de vapor não era mais constatado, afirmou a companhia.

A origem do problema continua sendo desconhecida, mas peritos especulam que pode ter ocorrido evaporação de água da chuva. De qualquer forma, as equipes não registraram nenhum aumento de radiação e nem mesmo um aumento súbito da temperatura do reator.

As piscinas estão no quinto andar do complexo e ali estão armazenados equipamentos e aparelhos removidos do reator. O teto deste complexo explodiu depois do desastre provocado por um tsunami em março de 2011.

Este incidente se soma a uma longa cadeia de problemas em Fukushima e aumenta as dúvidas sobre a capacidade da Tepco de resolver os problemas criados pelo maior desastre atômico em uma geração.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaPaíses ricosÁsiaJapãoEnergiaUsinas nuclearesINFOEnergia nuclear

Mais de Tecnologia

Meta fecha acordo de seis anos para usar Google Cloud; contrato é de US$ 10 bi, diz site

Motoristas precisam corrigir carros com “piloto automático” a cada 9 minutos, diz estudo

China acelera lançamentos dos satélites Guowang e acende alerta no setor de defesa dos EUA

Operadora Vivo enfrenta instabilidade nesta quinta-feira, 21