Apple Pay (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 28 de outubro de 2014 às 07h38.
Grandes varejistas dos Estados Unidos estão boicotando o sistema de pagamentos móveis da Apple ao desabilitar os leitores NFC em seus terminais de vendas. As informações são do jornal The New York Times.
Segundo a publicação, o sistema Apple Pay lançado oficialmente na semana passada não está mais disponível em diversas lojas americanas como o Walmart, Best Buy, CVS, GAP, 7-Eleven, Sam Club, Sears, Kmart, entre outros.
Isto porque estas e outras 110 mil varejistas fazem parte de um grupo de mercado chamado MCX, que vem desenvolvendo seu próprio sistema de pagamentos móveis e que será concorrente do Apple Pay.
O sistema desenvolvido pelo grupo MCX se chama CurrentC e deve ser lançado em meados de 2015.
No entanto, ao contrário do Apple Pay, o CurrentC não utilizará cartões de crédito e irá conectar-se diretamente à conta corrente do usuário. Assim, quando realizar uma compra, o vendedor precisará apenas ler um código QR no smartphone do consumidor para iniciar o pagamento.
Além disso, o CurrentC irá coletar dados sobre os hábitos de compras do consumidor por entre todas as lojas filiadas à rede do MCX, permitindo um melhor alcance de ofertas e promoções por meio de programas de fidelidade.
A atitude dos varejistas demonstra o potencial que o mercado de pagamentos móveis ainda pode trazer aos consumidores e vendedores, embora também possa criar confusão entre os usuários e um ritmo de adoção mais lento.
Procurada pelo jornal, a Apple não quis comentar o assunto.