Tecnologia

VAIO irá formar uma gigante dos PCs com Toshiba e Fujitsu

As três empresas japonesas prometem aquecer o mercado dos computadores após anos de protagonismo da Lenovo


	Vaio: o anuncio da união será feito até final de março
 (Facebook/Vaio)

Vaio: o anuncio da união será feito até final de março (Facebook/Vaio)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2016 às 10h47.

São Paulo – A Vaio, fabricante de computadores que se desmembrou da Sony em 2014, irá se unir às divisões de PC das empresas Toshiba e Fujitsu. O acordo será anunciado até o final de março, afirma Hidemi Mouse, diretor executivo da Japan Industrial Partners Inc., um fundo de aquisição que controla a Vaio, em entrevista à Bloomberg News.

No início de fevereiro, a Toshiba insinuou que estava à procura de parcerias, após confimar que não estava considerando parar de fabricar computadores. Em dezembro de 2015, a companhia japonesa cortou 7.800 empregos após um escândalo contábil.

A fusão da Vaio, da Toshiba e da Fujitsu confirma a consolidação que está em processo na indústria de PCs. A queda nas vendas de computadores, devido à prevalência de smartphones e o amadurecimento da tecnologia dos PCs, que alongou seu ciclo de troca, provocou uma estagnação no mercado que dura anos. Agora, HP, Dell e Lenovo – as três maiores fabricantes do mercado – terão finalmente um adversário expressivo.

A Lenovo controlava 29% das vendas de PCs no Japão entre os meses de julho e setembro de 2015, de acordo com a International Data Corporation (IDC). Fujitsu e Toshiba seguiam com 17% e 12%, respectivamente. Já a Vaio não divulga seus números de vendas.

“O mercado de PCs está diminuindo, o que significa que há mérito em trabalhar em conjunto para aproveitar ao máximo a pesquisa, os volumes de produção e canais de comercialização”, disse Mouse.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEmpresasEmpresas japonesasFujitsuToshiba

Mais de Tecnologia

ChatGpt fora do ar? IA tem instabilidade neste sábado, 26

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026