Tecnologia

Usuários do Instagram agora podem adicionar pronomes ao perfil

Ainda não disponível no Brasil, o recurso é uma forma de ser mais inclusivo com todos os gêneros; usuários podem adicionar até quatro pronomes no perfil

Instagram é eleita a rede social preferida dos brasileiros. (Charles Platiau/Reuters)

Instagram é eleita a rede social preferida dos brasileiros. (Charles Platiau/Reuters)

LP

Laura Pancini

Publicado em 12 de maio de 2021 às 11h13.

Última atualização em 12 de maio de 2021 às 11h17.

O Instagram anunciou nesta segunda-feira (10) que usuários podem adicionar pronomes ao perfil. O recurso, bastante requisitado por alguns usuários, é uma forma de ser mais inclusivo para todos os gêneros do espectro.

Por enquanto, a novidade só está disponível em países como os Estados Unidos e o Reino Unido, mas a empresa afirma que tem planos para incluir outras regiões no futuro. No Brasil, o recurso ainda não está disponível.

Com o novo recurso, o usuário pode adicionar até quatro pronomes ao seu perfil do Instagram. Ele poderá escolher entre exibir a informação publicamente ou deixar apenas para os seguidores caso ele seja menor de idade, a informação será obrigatoriamente exclusiva para seguidores.

Apoio a comunidade trans

O novo recurso do Instagram torna o aplicativo mais inclusivo. Para uma pessoa transgênero, alguém cuja identidade de gênero não é equivalente ao sexo biológico, não ser chamado pelo pronome de preferência é algo comum.

Para aqueles que são trans, mas o corpo ou as roupas ainda são vistas como a de seu sexo biológico pela sociedade, o problema é ainda maior. Mesmo que acidentalmente, muitos são chamados pelo pronome não designado.

Ao todo, a experiência de não ser chamado pelo pronome de preferência é negativa e pode ser usada como forma de opressão. A novidade do Instagram pode ajudar a diminuir tal desafio.

Além disso, para quem é cisgênero (o oposto de trans, quando o gênero é o mesmo ao sexo biológico), incluir seus pronomes na descrição é uma forma de mostrar apoio para a comunidade. A tendência é crescente entre jovens, que querem tornar o anúncio de seus pronomes algo mais comum.

Quer saber mais novidades sobre smartphones? Assine a EXAME.

Acompanhe tudo sobre:Instagram

Mais de Tecnologia

Como prever o consumo? A resposta será revelada no Scanntech (In) Motion 2025

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência