Tecnologia

Usuários do Instagram agora podem adicionar pronomes ao perfil

Ainda não disponível no Brasil, o recurso é uma forma de ser mais inclusivo com todos os gêneros; usuários podem adicionar até quatro pronomes no perfil

Instagram é eleita a rede social preferida dos brasileiros. (Charles Platiau/Reuters)

Instagram é eleita a rede social preferida dos brasileiros. (Charles Platiau/Reuters)

LP

Laura Pancini

Publicado em 12 de maio de 2021 às 11h13.

Última atualização em 12 de maio de 2021 às 11h17.

O Instagram anunciou nesta segunda-feira (10) que usuários podem adicionar pronomes ao perfil. O recurso, bastante requisitado por alguns usuários, é uma forma de ser mais inclusivo para todos os gêneros do espectro.

Por enquanto, a novidade só está disponível em países como os Estados Unidos e o Reino Unido, mas a empresa afirma que tem planos para incluir outras regiões no futuro. No Brasil, o recurso ainda não está disponível.

Com o novo recurso, o usuário pode adicionar até quatro pronomes ao seu perfil do Instagram. Ele poderá escolher entre exibir a informação publicamente ou deixar apenas para os seguidores caso ele seja menor de idade, a informação será obrigatoriamente exclusiva para seguidores.

Apoio a comunidade trans

O novo recurso do Instagram torna o aplicativo mais inclusivo. Para uma pessoa transgênero, alguém cuja identidade de gênero não é equivalente ao sexo biológico, não ser chamado pelo pronome de preferência é algo comum.

Para aqueles que são trans, mas o corpo ou as roupas ainda são vistas como a de seu sexo biológico pela sociedade, o problema é ainda maior. Mesmo que acidentalmente, muitos são chamados pelo pronome não designado.

Ao todo, a experiência de não ser chamado pelo pronome de preferência é negativa e pode ser usada como forma de opressão. A novidade do Instagram pode ajudar a diminuir tal desafio.

Além disso, para quem é cisgênero (o oposto de trans, quando o gênero é o mesmo ao sexo biológico), incluir seus pronomes na descrição é uma forma de mostrar apoio para a comunidade. A tendência é crescente entre jovens, que querem tornar o anúncio de seus pronomes algo mais comum.

Quer saber mais novidades sobre smartphones? Assine a EXAME.

Acompanhe tudo sobre:Instagram

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes