Tecnologia

Usuários do Facebook curtem fotos desde que não apareçam nelas

Instituto de pesquisas Pew entrevistou 1.801 pessoas maiores de 18 anos, sendo mais de metade usuária do Facebook

facebook2 (AFP)

facebook2 (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2014 às 17h47.

Os usuários do Facebook gostam de ver e comentar fotos dos amigos na rede social na internet, mas não muito quando aparecem nelas e não autorizaram sua publicação, revelou uma pesquisa publicada nesta segunda-feira.

O instituto de pesquisas americano Pew, que publicou esses resultados na véspera dos dez anos do Facebook, perguntou a adultos do país o que menos gostavam na rede social.

Em primeiro lugar, a resposta foi descobrir conteúdo relacionado a eles, sobretudo fotos, publicadas sem o seu consentimento, e "pessoas que compartilham informações demais sobre si mesmas" (36% nos dois casos).

Vinte e sete por cento dos entrevistados também disseram não apreciar que terceiros vejam publicações ou comentários que não são destinados a eles, enquanto 24% lamentaram a tentação ou a pressão de revelar muita informação sobre si.

Entre as coisas que os usuários curtem estão fotos e vídeos postados por amigos, que 47% dos entrevistados consideraram uma razão fundamental pela qual fazem parte desta rede.

Para 46%, trata-se da possibilidade de compartilhar algo com muitos contatos de uma só vez. Depois aparece na classificação as atualizações dos perfis e encontrar conteúdos divertidos (ambos com 39%).

As mulheres, mais do que os homens, gostam de ver fotos dos amigos (54% a 39%), mas os dois sexos apreciam na mesma proporção (39%) receber atualizações ou comentários de seus contatos e ficar atualizados sobre o que acontece (31%).

Segundo o perfil elaborado pelo instituto de pesquisas Pew, o usuário do Facebook nos Estados Unidos tem em média 388 amigos, "curte" ou comenta com frequência as publicações de seus contatos (44% dos entrevistados clicam 'Curti' uma vez por dia e 31% fazem um comentário uma vez por dia, e, respectivamente, 29% e 15% realizam essas ações várias vezes ao dia), mas está muito menos disposto a atualizar seu próprio perfil (10% o mudam diariamente e apenas 4% várias vezes por dia).

A consulta foi realizada por telefone em 7 de agosto e 16 de setembro, com uma amostra de 1.801 maiores de 18 anos, dos quais 960 eram usuários do Facebook. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookINFOInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais

10 frases de Steve Jobs para inspirar sua carreira e negócios

Adeus, iPhone de botão? WhatsApp vai parar de funcionar em alguns smartphones; veja lista

Galaxy S23 FE: quanto vale a pena na Black Friday?