Tecnologia

Usuários de 4G devem chegar a 1 milhão até o fim do ano

Previsão é da consultoria de telecomunicações Teleco


	4G: o estado com maior número de linhas de 4G ativas é São Paulo, com 66,4 mil usuários – só no código de área 11 são 44,4 mil acessos
 (Bloomberg)

4G: o estado com maior número de linhas de 4G ativas é São Paulo, com 66,4 mil usuários – só no código de área 11 são 44,4 mil acessos (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2013 às 18h08.

Brasília - A tecnologia de acesso à rede de internet móvel 4G deve chegar ao fim do ano com cerca de 1 milhão de usuários, segundo previsão da consultoria de telecomunicações Teleco. A estimativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com base em números da indústria, era chegar em dezembro com aproximadamente 4 milhões de usuários, o que é considerada uma previsão “irrealista”, na avaliação do presidente da Teleco, Eduardo Tude.

Até o fim de junho, a Anatel registrara 174,1 mil usuários de 4G em todo o país. Em abril, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que o número de acessos 4G no país poderia superar a previsão da Anatel, de 4 milhões até o fim do ano. Ele até apostou um jantar com o presidente da agência, João Rezende. “Se vender 4 milhões e um, eu ganho”, brincou o ministro, à época.

Para Tude, só haverá um crescimento expressivo no número de usuários de 4G no país quando o preço dos aparelhos smartphones baixar. “É difícil ter um crescimento forte porque os smartphones ainda estão com um preço muito alto. Enquanto não chegarem modelos com preços mais acessíveis, o que deve acontecer a partir do ano que vem, não vai ter um crescimento desse porte”, avaliou.

Segundo ele, os preços dos smartphones devem cair com o crescimento do volume mundial de acessos à tecnologia 4G, e a escala de produção dos equipamentos. A tendência é aumentar a produção de smartphones com preços abaixo de R$ 1 mil. Também deve contribuir na queda dos preços a desoneração da cobrança do PIS/Pasep e da Cofins dos equipamentos, promovida pelo governo federal. “A desoneração ajuda, mas não resolve”, diz Tude

O estado com maior número de linhas de 4G ativas é São Paulo, com 66,4 mil usuários – só no código de área 11 são 44,4 mil acessos. Em seguida está o código de área 21, que abrange a cidade do Rio de Janeiro, com 21,8 mil usuários de 4G. A região com menor adesão é o interior do Piauí, com DDD 89, onde há apenas 94 usuários de 4G até agora.

Acompanhe tudo sobre:4GInternetTelefonia

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não