EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h29.
SÃO PAULO - De novembro de 2000 a junho de 2001, o acesso à internet no meio rural paulista aumentou em 82%, passando de 10.806 para 18.636 propriedades - o que equivale a 6,7% do total de propriedades da região.
Os números são do Instituto de Economia Agrícola, que é vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Eles indicam, também, que 74% dos proprietários que afirmaram ter acesso à internet navegam na web para obter notícias sobre o setor agrícola; 71% para obter dados de mercado, como preços e análises; 48% para a obtenção de informações sobre extensão rural e ajuda técnica; e apenas 28% para efetuar alguma espécie de comercialização eletrônica.
No entanto, o mesmo levantamento indica que 40% do total de agricultores paulistas não estão interessados em comprar um computador, pelo menos por enquanto. O motivo? Alto custo, para 32% das respostas; enquanto 19% afirmaram que não saberiam operar o equipamento. Foram citadas, ainda, condições como baixa renda, inexistência de instalações adequadas e falta de incentivo por parte do governo.