Tecnologia

Uruguai poderá adotar padrão japonês de TV digital

Brasília - O Uruguai poderá ser o sétimo país da América Latina a adotar o padrão japonês de televisão digital, conhecido como ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial). O último país a anunciar oficialmente sua opção pelo padrão japonês foi o Equador, seguindo decisões tomadas pelo Brasil, a Argentina, o Chile, Peru e a Venezuela. A […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - O Uruguai poderá ser o sétimo país da América Latina a adotar o padrão japonês de televisão digital, conhecido como ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial). O último país a anunciar oficialmente sua opção pelo padrão japonês foi o Equador, seguindo decisões tomadas pelo Brasil, a Argentina, o Chile, Peru e a Venezuela. A informação consta do boletim editado pelo serviço de imprensa do Mercosul.

No fim do mês passado, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Mujica conversaram sobre o assunto durante encontro em Brasília. Na época, o presidente uruguaio admitiu a Lula que poderia rever sua opção pelo padrão europeu de TV digital. Na mesma época, o então ministro das Comunicações, Hélio Costa,  conversou com o ministro da Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, Roberto Kreimerman, cuja pasta engloba a área das telecomunicações.

O padrão adotado pelo Brasil tem tecnologia essencialmente japonesa, mas incorpora inovações desenvolvidas por pesquisadores brasileiros. Entre elas estão o sistema de compressão de vídeo (MPEG-4), o sistema operacional e aplicativos que seriam agregados ao padrão original.

Por outro lado, segundo a agência oficial de notícias IP Paraguai, o país também já analisa a escolha do sistema de TV digital. Os japoneses saíram na frente. No último fim de semana, o presidente Fernando Lugo recebeu uma delegação  liderada pelo embaixador do Japão em Montevidéu, Kazuo Watanabe, para conhecer as vantagens oferecidas pelo padrão japonês em relação aos oferecidos pela Europa e pelos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

WhatsApp libera recurso para adicionar música ao Status no Brasil

Conectiva Linux: sistema operacional do Paraná que rivalizou com o Windows no Brasil dos anos 2000

Que fim teve o Fotolog? Rede social veio antes do Instagram, mas não sobreviveu à era dos apps

Gradiente: o que aconteceu com a dona do "iPhone brasileiro" e que dominou o varejo dos anos 1980