Tecnologia

Ursos polares, agora, estão comendo golfinhos (!)

O aquecimento do Ártico está mudando significativamente o ecossistema e as relações entre as espécies, disseram os pesquisadores


	Mudanças: após comer um golfinho, o urso cobriu seu alimento com neve para guardar para mais tarde.
 (Polar Research)

Mudanças: após comer um golfinho, o urso cobriu seu alimento com neve para guardar para mais tarde. (Polar Research)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 14 de junho de 2015 às 12h43.

São Paulo - Pela primeira vez, um grupo de cientistas observou ursos polares comendo golfinhos-de-bico-branco no fiórde de Svalbard, no ártico norueguês.

Golfinhos são comuns na região, mas não tão ao norte.

Os pesquisadores acreditam que eles foram atraídos para lá por conta das águas mais quentes, outro fenômeno incomum para aquele território durante a primavera.

Segundo o estudo, publicado na rede Polar Research, os golfinhos acabaram presos sob o gelo intacto da superfície e, para respirar, vinham à tona através de pequenas brechas no gelo, tornando-se presas fáceis dos ursos polares. 

"Este é o primeiro registro da espécie como uma presa do urso polar", disseram os autores da pesquisa, liderada pelo Instituto Norueguês Polar.

Acrescentando, em seguida: "O aquecimento do Ártico está mudando significativamente o ecossistema e as relações entre as espécies".

Os pesquisadores observaram, ao todo, sete carcaças de golfinhos perto da área de análise. Segundo os cientistas, um dos ursos estava tão magro que suas costelas eram visíveis através da pele.

Após comer um golfinho, o urso cobriu seu alimento com neve para guardar para mais tarde.

Ainda de acordo com a pesquisa, à medida que o Ártico aquece em meio às mudanças do clima, golfinhos poderiam tornar-se uma refeição mais regular. 

Para os ursos, conhecidos por seu apetite oportunista, isso até seria uma boa notícia, uma vez que o acesso ao seus alimentos costumeiros pode tem sido prejudicado pelo aquecimento global. Já, para os golfinhos, nem tanto. 

Acompanhe tudo sobre:AnimaisAquecimento globalClimaMeio ambiente

Mais de Tecnologia

China tem 966 milhões de usuários de telefonia móvel 5G

Como diminuir as barreiras para aplicações de computação quântica no setor de energia?

Disputa entre Gradiente e Apple tem definição no TRF

Veja como escolher uma boa ferramenta de BI