Tecnologia

UOL sai do ar e página da Folha é redirecionada para site pornô

Área de suporte técnico do UOL informou que o portal foi atacado, e que equipes estão trabalhando para reestabelecer os serviços ao longo do dia

Redação do Uol em São Paulo: representantes do portal não puderam ser contactados de imediato (Alexandre Battibugli/INFO)

Redação do Uol em São Paulo: representantes do portal não puderam ser contactados de imediato (Alexandre Battibugli/INFO)

R

Reuters

Publicado em 6 de janeiro de 2017 às 08h29.

Última atualização em 24 de maio de 2021 às 16h13.

São Paulo - A primeira página do UOL, principal portal de conteúdo do país, foi tirada do ar na manhã desta sexta-feira, enquanto páginas relacionadas, como a do jornal Folha de S.Paulo e serviços de email, foram redirecionadas para um site de vídeos pornográficos, em um aparente ataque de hackers contra o grupo de comunicação.

Procurado, o portal informou que os problemas já foram resolvidos e que a falha "não aconteceu no UOL e nenhum servidor da empresa foi violado". A companhia também informou que a base de usuários não foi acessada por terceiros.

 

Hackers atacam portal Uol

Hackers invadem o portal Uol

Segundo a empresa, o ataque ocorreu na conexão entre os aparelhos de acesso à internet dos usuários e os servidores da companhia.

"Houve alteração do DNS, sistema de nomes de domínios, (...) O UOL não é responsável pelos servidores de DNS afetados. Tão logo identificou a alteração, o UOL notificou os administradores, que corrigiram o problema em cerca de uma hora", afirmou a companhia em comunicado à imprensa.

O sistema DNS conecta endereços textuais da internet digitados pelos usuários em seus programas de navegação com os respectivos endereços numéricos (IP) usados por equipamentos de rede para direcionar o fluxo de dados da web.

Não ficou claro de imediato quem foram os responsáveis pelo ataque.

Matéria atualizada às 15h35 do dia de publicação para adicionar o posicionamento da empresa.

Acompanhe tudo sobre:Folha de S.PauloHackersInternetUOL

Mais de Tecnologia

EUA podem forçar Google a vender Android, Chrome e Google Play para corrigir monopólio

Novas marcas chinesas de veículos elétricos batem recordes de vendas em setembro

NASA estuda tecnologia para construir 'prédio de mofo' na Lua e em Marte

Facebook pagou US$ 2 bi para criadores de conteúdo em 2024 e consolida sua relevância de monetização