EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h34.
SÃO PAULO - Por meio de sua assessoria de imprensa, o UOL avisou que já tomou as medidas necessárias para sair da lista negra de spammers do MAPS (Mail Abuse Prevention System). Dentro de uns dois dias, informou, o bloqueio a um de seus servidores de e-mail - o batizado como Toole - será desativado.
O UOL foi parar na lista negra do MAPS (a RBL, de Realtime Blackhole List) por causa de uma empresa do sul do país, a Data Mail, que mandou mensagens para milhares de internautas oferecendo um CD com - quase óbvio - 10,8 milhões de endereços de e-mail de usuários de web brasileiros. As mensagens acabaram transitando pelo servidor com endereço IP 200.231.206.186, o Toole, que acabou sendo punido pela organização antispam.
O UOL é o segundo dos grandes provedores brasileiros a entrar na temida lista do MAPS. Quem inaugurou a participação foi o iG, que já constou na RBL duas vezes.
O problema não afeta todos os usuários do provedor, que podem continuar enviando e recebendo mensagens normalmente - mas, enquanto o Toole estiver bloqueado, o provedor contará com um servidor a menos para a tarefa, o que pode significar uma certa sobrecarga dos demais.