Tecnologia

União Europeia pede que Netflix reduza qualidade de vídeos

Com muitas pessoas trabalhando de casa por causa do coronavírus, empresas e usuários devem fazer sua parte, diz comissário

Netflix (Gabby Jones/Bloomberg)

Netflix (Gabby Jones/Bloomberg)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 19 de março de 2020 às 13h27.

Última atualização em 19 de março de 2020 às 18h47.

A União Europeia pede que a Netflix e outras empresas de streaming de vídeos reduzam a qualidade de seus vídeos para evitar que a internet tenha falhas devido ao uso acima da média para trabalho remoto, em razão da quarentena global imposta pela propagação do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Thierry Breton, comissário da União Europeia, afirmou que as operadoras de plataformas de streaming, de telecomunicações e usuários devem ter "uma responsabilidade conjunta para tomar medidas que garantam o funcionamento fluído da internet durante a batalha contra a propagação do vírus", de acordo com a CNN.

A recomendação para compahnias de streaming é mudar para uma resolução padrão quando a qualidade HD for considerada não necessária. Breton e o presidente global da Netflix, Reed Hastings, devem conversar nesta quinta-feira (19) sobre isso.

A Netflix informou que já ajustou a qualidade das suas transmissões de vídeos para a capacidade de rede disponível e que possui um sistema para transmitir filmes e séries de modo que estejam mais próximos dos usuários. Com isso, a empresa pode consumir menos banda de internet para levar os conteúdos audiovisuais aos assinantes.

À EXAME, a Netflix Brasil informou o seguinte: "Começamos com a Europa, dadas as preocupações relatadas pelo comissário sobre as redes europeias. Continuaremos a trabalhar com provedores de serviços de Internet e governos de todo o mundo e aplicaremos essas mudanças conforme necessário em outros lugares".

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEmpresas de internetInternetNetflix

Mais de Tecnologia

Como Bloo, o YouTuber virtual, virou fenômeno global com ajuda da inteligência artificial

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre