Tecnologia

União Europeia amplia investigação sobre rede social X

Bloco europeu iniciou investigação em dezembro de 2023

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 17 de janeiro de 2025 às 11h34.

Última atualização em 17 de janeiro de 2025 às 11h43.

A Comissão Europeia, braço Executivo da União Europeia, anunciou nesta sexta-feira, 17, a ampliação de sua investigação sobre a rede social X, em meio a suspeitas de manipulação de seus algoritmos para fins políticos.

"Hoje, estamos tomando novas medidas para esclarecer a conformidade dos sistemas de recomendação do X com as obrigações" previstas na Lei de Serviços Digitais (DSA), disse a comissária europeia para Soberania Tecnológica, Henna Virkkunen.

A UE iniciou sua investigação sobre o X em dezembro de 2023, com foco nos mecanismos internos da plataforma de propriedade de Elon Musk para impedir a disseminação de desinformação ou conteúdos ilegais.

A Comissão solicitou que o X fornecesse documentos internos sobre o design e o funcionamento dos algoritmos de recomendação de conteúdo, além de detalhes sobre moderação e a popularização de algumas contas.

"Essas medidas permitirão que os serviços da Comissão levem em consideração todos os fatos relevantes na avaliação complexa de riscos sistêmicos sob a DSA", disse a Comissão em um comunicado.

Musk vê a DSA como uma ferramenta da UE para controlar o conteúdo.

"Estamos comprometidos em garantir que todas as plataformas que operam na UE cumpram nossas leis, que visam tornar o ambiente online justo, seguro e democrático", disse a comissária europeia.

Um porta-voz de assuntos digitais da Comissão, Thomas Regnier, negou relatos de que a UE havia interrompido suas investigações sobre plataformas digitais para evitar tensões com os Estados Unidos.

Segundo o porta-voz, o anúncio desta sexta-feira é "completamente independente de quaisquer considerações políticas".

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskUnião EuropeiaTwitter

Mais de Tecnologia

Apple desativa criptografia do iCloud no Reino Unido após pressão do governo

Meta cria fundo de US$ 50 milhões para criadores de conteúdo em realidade virtual

Meta anuncia aumento de bônus de executivos em 200%

Custando 40% menos que o tradicional, café solúvel surgiu a pedido do Brasil nos anos 1930