Tecnologia

União Europeia alerta bancos sobre uso de moedas virtuais

Em documento, UE detalhou questões que precisam ser reguladas para aumentar a segurança de negócios envolvendo as moedas

Bitcoin (Getty Images)

Bitcoin (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2014 às 11h26.

O regulador bancário da União Europeia alertou nesta sexta-feira instituições financeiras para que não utilizem ou mantenham moedas virtuais antes de o bloco estabelecer regras para o setor.

Em documento, a Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) detalhou questões que precisam ser reguladas para aumentar a segurança de negócios envolvendo moedas virtuais, como o bitcoin.

"A EBA recomenda que autoridades nacionais de supervisão desencorajam instituições de crédito, instituições de pagamento e instituições de dinheiro eletrônico de comprar, manter ou vender (moedas virtuais), 'protegendo', assim, os serviços financeiros regulados", disse a entidade.

Segundo uma porta-voz da EBA, a elaboração de normas para o setor depende de autoridades da UE, incluindo seu braço executivo e o Parlamento Europeu.

O alerta veio após uma ampla avaliação da EBA sobre transações com moedas virtuais. Sua conclusão foi que, embora permitam negócios mais rápidos e baratos, essas moedas oferecem altos riscos para usuários e investidores. Segundo a EBA, esse tipo de moeda cria um ambiente fértil para crimes financeiros, como lavagem de dinheiro.

Criado em 2009, o bitcoin é uma moeda eletrônica gerada em computadores e negociada entre partes que a mantêm em carteiras digitais. Um número cada vez maior de grandes empresas vem aceitando o bitcoin como forma de pagamento para bens e serviços. O bitcoin, porém, também carrega o estigma de ser usado para atividades ilícitas, uma questão que tem gerado preocupações entre parlamentares e reguladores. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:BitcoinEuropaINFO

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump