Tecnologia

UnB inaugura estação com tecnologia russa

Inauguração acontecerá nesta terça-feira e será a primeira estação do sistema russo de monitoramento e correção diferenciada fora da Rússia, que integra o Glonass

UnB: evento de inauguração tem a presença prevista de autoridades brasileiras e russas e ocorrerá no prédio do Centro de Processamento de Dados (DPD) do campus Darcy Ribeiro (UnB Agência/Divulgação)

UnB: evento de inauguração tem a presença prevista de autoridades brasileiras e russas e ocorrerá no prédio do Centro de Processamento de Dados (DPD) do campus Darcy Ribeiro (UnB Agência/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2013 às 09h47.

São Paulo - A Agência Espacial Brasileira (AEB), a Universidade de Brasília (UnB) e a Agência Espacial Russa (Roscosmos) inauguram na terça-feira, dia 19 de fevereiro, a primeira estação do sistema russo de monitoramento e correção diferenciada fora da Rússia, que integra o Sistema de Navegação Global por Satélite (Glonass).

O evento de inauguração tem a presença prevista de autoridades brasileiras e russas e ocorrerá no prédio do Centro de Processamento de Dados (DPD) do campus Darcy Ribeiro da UnB.

A rede de informações Glonass é parecida com o GPS (sigla para Global Positioning System) e serve para localizar posições na superfície terrestre com o uso de 24 satélites em órbita ao redor da Terra.

De acordo com a UnB, a base russa na universidade beneficiará pesquisas da área aeroespacial, desenvolvidas nos laboratórios de Automação e Robótica (LAB) e de Biomédica da universidade.

“A estação é um importante componente para redução do erro de posicionamento do sistema Glonass na América do Sul”, disse o professor Ícaro dos Santos, coordenador do LAB.

Segundo ele, entre os objetivos para a instalação da base estão contribuir para a operacionalização do sistema Glonass na América do Sul e prover serviços confiáveis de posicionamento e de navegação para essa região do globo e contribuir para os acordos assinados entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Roscosmos, que estabelecem cooperação técnica entre o Brasil e a Rússia no contexto do Glonass. Além disso, a instalação da base deverá dar suporte para estudos de pesquisa em sistemas de navegação por satélite conduzidas pelos pesquisadores envolvidos no projeto e contribuir na formação de pessoal com expertise técnica em Glonass.

Mais informações, clique aqui

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorGPSIndústria eletroeletrônicaPesquisa e desenvolvimentoUnB

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC