Tecnologia

Um PC com 30 anos controla o aquecimento de todas as escolas de uma cidade nos EUA

Um Commodore Amiga 2000, comprado em 1985, controla o aquecimento dos colégios de Grand Rapids, Colorado

commodore amiga 2000 (Reprodução)

commodore amiga 2000 (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2015 às 12h30.

Acha que o computador do seu escritório é uma carroça? Conheça então o PC que controla o ar condicionado de todas as escolas públicas de uma cidade no estado americano do Michigan.

Todas as 19 escolas municipais de Grand Rapids dependem de um Commodore Amiga 2000, com 30 anos de vida, para automatizar o sistema de ar condicionado e aquecimento das salas de aula. O computador aciona as caldeiras que alimentam o sistema de calefação, ativa ventiladores e liga ou desliga os sistemas de ar condicionado.

A velha máquina se comunica com a rede de escolas usando um modem com taxa de download de 1 200 bits (atualmente, já existem modems na casa dos terabits) e um rádio sem fio, que geralmente sofre interferência dos walkie talkies dos funcionários da manutenção dos colégios. Quando isso acontece, esses empregados devem desligar seus rádios por cerca de 20 minutos, para que o computador consiga controlar o sistema.

Apesar de o sistema ter funcionado sem problema durante os últimos 30 anos, o monitor, mouse e teclado do Amiga já quebraram algumas vezes. O Departamento de Educação da cidade teve que apelar ao eBay para encontrar peças que pudessem substituir as antigas. Além disso, o sistema original foi programado por um estudante da escola nos anos 1980 e ele é a única pessoa capaz de corrigir falhas no software. Por sorte, ele ainda mora na cidade.

Mas por que o computador está tanto tempo em operação, sem que ninguém quisesse trocá-lo? Falta dinheiro. Um sistema moderno para controlar o ar condicionado das escolas custaria 2 milhões de dólares à prefeitura local. Um projeto de lei estadual promete liberar o dinheiro suficiente para essa troca. Enquanto o financiamento não é liberado, as crianças de Grand Rapids esperam que o Amiga não resolva travar 30 anos depois.

Fonte: Geek

 

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresINFO

Mais de Tecnologia

TikTok segue indisponível nas lojas de aplicativo dos EUA mesmo após liberação de Trump

A curiosa bateria nuclear chinesa que tem o tamanho de uma moeda e pode durar 50 anos

Para trazer mamute extinto de volta, startup recebe US$ 200 milhões em investimento

Brasil questiona mudanças na moderação de conteúdo da Meta em audiência pública com big techs