Tecnologia

Um milhão de PCs tentam atacar o Google

Damian Menscher, responsável pelos data centers do Google, diz que uma rede de um milhão de PCs zumbis está atacando os servidores da empresa

O Google diz que há um milhão de PCs atacando seus servidores (Wikimedia Commons)

O Google diz que há um milhão de PCs atacando seus servidores (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2011 às 11h04.

São Paulo — O engenheiro Damian Menscher, responsável pela manutenção de data centers do Google, denunciou a existência de uma rede zumbi de um milhão de PCs que tenta atacar os serviços de busca da empresa de Mountain View.

Segundo Menscher, a rede é formada por máquinas com Windows infectadas por algum programa maligno de redirecionanento de navegação. O código malicioso muda a configuração dos browsers dos usuários e os utiliza para acessar sites sem a permissão da pessoa. Para Menscher, essa rede vem sendo usada para realizar uma enorme quantidade de acessos simultâneos aos serviços de busca do Google – o chamado ataque de negação de serviço. Até o momento, diz Menscher, a empresa tem conseguido se defender com sucesso.

O método de ataque não é novo e é relativamente comum na web. Para tentar desfazer a rede zumbi, o Google está enviando mensagens aos PCs que a empresa identificou como infectados. As mensagens pedem que seus donos realizem procedimentos de segurança, como mudar a configuração do browser para evitar o redirecionamento das conexões, além de atualizar o antivírus e o sistema operacional.

Acompanhe tudo sobre:crimes-digitaisEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleHackersseguranca-digitalTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

De queda livre a voo solo: o que fez a Shopee valer quase US$ 100 bi e com alta de 300% nas ações

STJ autoriza juízes a consultarem redes sociais públicas de investigados para decretar prisões

Apple adia recursos de IA da Siri, mas aposta em controle total por voz no iPhone

Pix parcelado não decreta fim do cartão de crédito, afirma presidente da 99Pay