Tecnologia

Um Linux matador

O Linux alemão SuSE 7.3 dá show em eficiência e simplicidade

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h42.

Conectiva, Red Hat ou Mandrake? Nada disso. O SuSE Linux 7.3, da empresa alemã SuSE GmbH, é, na opinião do INFOLAB, a melhor versão de Linux até o momento. Tão boa que é capaz de despertar o interesse dos fãs das outras distribuições do pingüim. Não é a troco de nada que a SuSE é o nome número 1 no mundo Linux na Europa.

Como consegue tanto? Para começar, a distribuição traz um conjunto impressionante de aplicativos (são 7 cds ou 1 DVD com mais de 2 300 programas), manuais bem-humorados e de fácil entendimento. O SuSE ainda lembrou das máquinas antigas e disponibilizou dois disquetes, um para boot em equipamentos que não inicializam pelo CD-ROM e outro com drivers para instalação via disquete. Assim, cultiva um traço que ajudou a popularizar o Linux no seu início: a capacidade de fazer computadores rodados, ou até obsoletos, render muito mais do que com softwares convencionais.

Mas o grande destaque do SuSE 7.3 é que possui um único programa gráfico que faz instalação, atualização e configuração do sistema de forma amigável e eficiente. Trata-se do YaST2 (YaST quer dizer yet another setup tool). Para quem não quer complicação, tem algo melhor? Para os que preferem o modo texto, há ainda o YaST1. Nos testes de instalação do INFOLAB, feitos com o YaST2, essa ferramenta detectou corretamente todos os periféricos, inclusive placas de vídeo, que às vezes são jogo duro para o Linux. Depois de 32 minutos, tempo exigido pela instalação-padrão, tudo estava resolvido. Erros? Zero. Nenhuma outra distribuição Linux conseguiu essa marca no INFOLAB. Através do YaST ainda é possível fazer as atualizações do programa.

O SuSE 7.3 Professional tem tudo o que é necessário para montar desde um simples firewall até um complicado sistema online de compras -- e até mesmo os recursos demandados por um servidor de missão crítica. Ele vem com diversos bancos de dados, como Interbase, da Borland, e MySQL, um software livre. Traz também nomões como Apache, Kylix OE (que é o Delphi para Linux), PHP, Perl, entre outros.

Um ponto contra o SuSE 7.3 é que seu projeto ligeiramente diferente torna inviável a instalação de alguns pacotes RPM de outras distribuições. Em alguns casos, pode ser difícil encontrar o pacote específico para ele. Outro ponto contra é que não é possível instalar a interface KDE direto em português. Quem fizer questão da língua-mãe vai precisar baixar um arquivo do site da SuSE, o que não é um drama -- ele tem apenas 935 K. E vale a pena: o português é o do Brasil, e não o de Portugal, como ocorre com muitas distribuições Linux.

Veja mais notícias sobre softwares para empresas em www.uol.com.br/info/aberto/infonews/ti


SuSE Linux 7.3 Professional

Fabricante

SuSE GmbH

O que é:
sistema operacional
Linux para servidores

Pró:
o melhor e mais consistente conjunto de aplicativos entre todos os Linux do mercado

Contra:
não é possível instalar muitos programas em RPM desenvolvidos para outras distribuições

Plataforma

Intel x86

Desempenho e
estabilidade


Aplicativos e
ferramentas


Facilidade de
instalação


Atualização e
configuração


Avaliação final(1)


Preço (R$)(2)

249

Onde encontrar

Livraria Tempo Real

www.temporeal.com.br

(11) 3266-2988

PÉSSIMO

FRACO

REGULAR

BOM

ÓTIMO

(1) Média ponderada considerando os seguintes itens e respectivos pesos: Desempenho e estabilidade (30%), Aplicativos e ferramentas (30%), Facilidade de instalação (20%), Atualização e configuração (20%) (2) Preço sugerido pelo fabricante. O sistema também está disponível para download gratuito no site
www.suse.com
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial