Tecnologia

Ultra alta definição levará dez anos para se massificar

Diretor sênior de consumer electronics & video technology da consultoria IHS, Tom Morrod, prevê que primeiros ecossistemas em UHD comecem a funcionar em 2017


	TV Ultra HD ou 4K, da Samsung: assim como transição do SD para o HD levou cerca de vinte anos, UHD também precisa de tempo para amadurecer, disse Tom Morrod
 (Divulgação)

TV Ultra HD ou 4K, da Samsung: assim como transição do SD para o HD levou cerca de vinte anos, UHD também precisa de tempo para amadurecer, disse Tom Morrod (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2014 às 18h03.

Cannes - Os esforços de fabricantes e emissoras em promover a ultra alta definição (UHD) em 4K e posteriormente 8K deve render frutos em meados de 2023, segundo levantamento da empresa de pesquisas e consultoria IHS.

Segundo o diretor sênior de consumer electronics & video technology da empresa, Tom Morrod, assim como a transição do SD para o HD levou cerca de vinte anos, o UHD também precisa de tempo para amadurecer.

Mesmo assim, diz, não terá o mesmo grau de adoção. "O UHD é melhor para alguns gêneros, como esportes, filmes e documentários, então não teremos tantos canais UHD quanto temos em HD. Também, só funciona em telas grandes, então o mercado de TVs vendidas também será mais restrito", disse, durante apresentação no MipTV, em Cannes.

O lançamento destes canais, no entanto, se dará mais rapidamente do que foi com o HD, porque este teve que esperar alguns anos até a criação e massificação da tecnologia MPEG-4, diz.

Morrod prevê que os primeiros ecossistemas em UHD comecem a funcionar em 2017, com algum volume de canais e TVs disponíveis, e operadoras transmitindo.

Mas a massificação deve chegar apenas no início dos anos 2020. "Para 2025 esperamos haver cerca de 600 canais UHD, e 47% do total de novos aparelhos de TV com a tecnologia", disse.

Acompanhe tudo sobre:TelecomunicaçõesTelevisãoTVTV 4K

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp