Tecnologia

UE investiga Microsoft por navegador de internet

A empresa é acusada de não dar aos consumidores a opção de escolher qual navegador poderão usar

Microsoft: o Windows 7 não inclui uma tela de escolha para browsers, privando cerca de 28 milhões de pessoas da opção de escolher o seu navegador preferido (Kevork Djansezian/Getty Images/AFP)

Microsoft: o Windows 7 não inclui uma tela de escolha para browsers, privando cerca de 28 milhões de pessoas da opção de escolher o seu navegador preferido (Kevork Djansezian/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2012 às 09h36.

Bruxelas - A Comissão Europeia abriu nesta terça-feira uma investigação antitruste contra a Microsoft por acusações de que a empresa não está dando aos consumidores a opção de escolher qual navegador poderão usar.

"Agora estamos abrindo procedimentos formais", informou o Comissário europeu de Concorrência, Joaquin Almunia, em uma coletiva de imprensa. "Se as infrações foram confirmadas, haverá sanções".

A fim de evitar sanções europeias em 2009, a gigante de software americana concordou em fornecer aos usuários do Windows na Europa uma "tela de escolha" permitindo que eles optassem por outro navegador além do programa padrão da Microsoft, o Internet Explorer.

Mas a tela de escolha parece ter desaparecido quando a Microsoft lançou o Windows 7 Service Pack 1, em fevereiro de 2011, privando cerca de 28 milhões de pessoas da opção de escolher o seu navegador preferido, disse a Almunia.

Acompanhe tudo sobre:BrowsersEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaEuropaInternetInternet ExplorerMicrosoftProcessos judiciaisTecnologia da informaçãoUnião Europeia

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO