Tecnologia

Uber lança carros autônomos e enfrenta regulamentação

A partir desta quarta-feira, usuários que pedirem o UberX em São Francisco, uma das opções mais baratas, podem encontrar um carro autônomo

Uber: o lançamento abriu uma batalha com o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, que disse que o Uber não tem permissão para testar veículos autônomos na Califórnia (Aaron Josefczyk/Reuters)

Uber: o lançamento abriu uma batalha com o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, que disse que o Uber não tem permissão para testar veículos autônomos na Califórnia (Aaron Josefczyk/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 14 de dezembro de 2016 às 16h30.

São Francisco - O Uber lançou sua frota de carros autônomos em sua cidade natal, São Francisco, apesar de não ter permissões adequadas exigidas por reguladores estatais.

A partir desta quarta-feira, usuários que pedirem o UberX, uma das opções mais baratas, podem encontrar um carro autônomo. Não está claro quantos carros do tipo o Uber tem na cidade.

O lançamento abriu uma batalha com o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, que disse na véspera que o Uber não tem permissão para testar veículos autônomos na Califórnia e exigiu que a empresa siga o processo de licenciamento em vigor.

"Vinte montadoras já receberam permissões para testar centenas de carros nas ruas da Califórnia. O Uber deve fazer o mesmo", disse a agência, em comunicado.

O Uber argumenta que seus carros não podem ser conduzidos sem motorista para monitorar (um motorista e um engenheiro vão nos bancos da frente para assumir em áreas como em travessias de pedestres - logo a lei da Califórnia não se aplica.

O Estado define como autônomos carros que tem capacidade de se dirigir sem controle físico ativo ou monitoramento de uma pessoa.

"Todos os nossos veículos cumprem com leis federais e estatais", disse uma porta-voz.

Acompanhe tudo sobre:Carros autônomosSão Francisco (Califórnia)Uber

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro