Tecnologia

Uber investe US$ 300 milhões na Lucid e realiza parceria com Nuro para projeto de robotáxi

Investimento faz parte do plano da empresa para criar uma frota de mais de 20 mil SUVs autônomos até 2032, com lançamento programado para 2026

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 18 de julho de 2025 às 13h27.

 

Uber anunciou nesta sexta-feira, 18, um investimento de US$ 300 milhões na Lucid Motors e um valor não revelado na Nuro, com o objetivo de financiar seu próximo programa de robotáxis.

A parceria inclui a integração do sistema de autonomia de nível 4 da Nuro aos SUVs Lucid Gravity, um modelo de luxo que será transformado para operação autônoma.

Como parte do acordo, a Uber assumirá uma posição no conselho da Nuro e vai colaborar na adaptação da tecnologia de direção autônoma.

Um protótipo do Lucid Gravity robotaxi, equipado com o sistema Nuro Driver, já está sendo testado em circuito fechado no centro de testes da Nuro em Las Vegas.

O objetivo é preparar a frota de SUVs modificados para iniciar a produção em massa até o final de 2026, com previsão de lançamento em uma grande cidade dos Estados Unidos.

Além disso, a Uber e seus parceiros de frota de terceiros deverão operar mais de 20.000 veículos autônomos exclusivamente através do aplicativo Uber até 2032.

Esses carros farão parte de um esforço contínuo para expandir a oferta de serviços de mobilidade com tecnologia de ponta, visando proporcionar uma alternativa ao transporte tradicional e acelerar a adoção de veículos autônomos no mercado.

Acompanhe tudo sobre:UberCarros autônomos

Mais de Tecnologia

Apple processa YouTuber e amigo de ex-funcionário por vazamento de segredos comerciais do iOS 26

Quais são os 8 novos emojis que chegarão aos smartphones neste ano?

Amazon anuncia demissões na AWS devido ao aumento dos custos com IA

Claude, da Anthropic, ganha função para o mercado financeiro e se torna rival do Bloomberg Terminal