Tecnologia

Uber encerra sua operação de patinetes elétricas no Brasil

Iniciada em janeiro, operação de patinetes elétricas no Brasil chega ao fim após o acordo com a Lime

Patinetes: Uber não vai mais disponibilizar o aluguel de patinetes no Brasil (Uber/Divulgação)

Patinetes: Uber não vai mais disponibilizar o aluguel de patinetes no Brasil (Uber/Divulgação)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 15 de julho de 2020 às 13h34.

Última atualização em 15 de julho de 2020 às 19h23.

Durou menos de seis meses a aventura da Uber no mercado brasileiro de patinetes elétricas. Anunciado em janeiro deste ano, o aluguel de patinetes vermelhas e pretas não será mais ofertado no aplicativo de transporte. Vale lembrar que os veículos já não estavam disponíveis para locação por conta da pandemia do novo coronavírus.

A decisão está relacionado ao acordo que a Uber firmou com a startup americana Lime. Um investimento de 170 milhões de dólares na operação da companhia rival que operava com patinetes verdes fundiu as duas operações, permitindo o aluguel das patinetes no próprio aplicativo da Uber.

O problema é que a Lime já havia desistido do mercado brasileiro meses antes da fusão. A companhia chegou ao Brasil em julho do ano passado. Em janeiro deste ano, anunciou o fim de sua operação de patinetes no país e em outros dez mercados para “concentrar recursos em mercados que nos permitam atingir nossas ambiciosas metas para 2020”.

Em nota enviada pela Uber, a companhia informou que “as operações de patinetes elétricas da Uber em São Paulo e Santos, suspensas desde o início da pandemia, foram descontinuadas”. A empresa também informou que vai continuar ofertando os veículos da Lime no aplicativo nos mercados onde a startup operar.

Ponto curioso é que a Uber passou meses brigando com órgãos reguladores ligados à cidade de São Paulo para disponibilizar suas patinetes elétricas. Por este motivo, a empresa escolheu a cidade de Santos, no litoral paulista, para estrear o serviço. Em março, a Uber passou a disponibilizar suas patinetes na capital, mas logo as retirou por conta da pandemia do coronavírus.

Acompanhe tudo sobre:Patinetes elétricasUber

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não