Twitter, tela de laptop: Segundo o estudo, Serra é citado como líder nas pesquisas, mas com alto índice de rejeição (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 27 de junho de 2012 às 16h28.
São Paulo - Uma pesquisa conduzida pela empresa de análise E.life e divulgada nesta quarta-feira (27) revela os principais tópicos apontados pelos usuários do Twitter em relação aos pré-candidatos à prefeitura de quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Para São Paulo, a pesquisa contabilizou um total de 4.598 tuítes, considerando um total de 19 pré-candidatos.
José Serra (PSDB), citado 35% dos posts; Fernando Haddad (PT), em 26,5%; Gabriel Chalita (PMDB), em 11,3%; Soninha Francine (PPS), em 10,2%; e Celso Russomanno (PRB), em 6,8%; aparecem entre os mais falados.
Segundo o estudo, no Twitter Serra é citado como líder nas pesquisas, mas com alto índice de rejeição. O político também é lembrado por suas antigas gestões incompletas à frente da Prefeitura e do Governo do Estado.
Já as mensagens que citam o petista Fernando Haddad fazem referência ao apoio dado pelo neurocientista Miguel Nicolelis (usuário popular dentro da rede de microblog), fazem elogios e criticas ao ex-presidente Luis Inácio Lula, e citam a então aproximação - depois consolidada – dos petistas com o PSB, de Paulo Maluf.
Já o deputado Gabriel Chalita é lembrado por ter votado a favor do novo Código Florestal; Soninha Francine por suas declarações à respeito da pane do metrô; e Celso Russomanno por sua aproximação com Netinho de Paula e com Chalita.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a pesquisa listou sete possíveis pré-candidatos: Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), Clarissa Garotinho (PR), Eduardo Paes (PMDB), Marcelo Freixo (PSOL), Otávio Leite (PSDB), Rodrigo Maia (DEM) e Stepan Nercessian (PPS).
Freixo (PSOL) aparece citado em 52,3% das mensagens relacionadas. O atual prefeito, Eduardo Paes (PMDB), ficou com 35,3%.
Freixo é lembrado pelos cariocas por uma entrevista concedida a um programa de TV e pelo apoio recebido do cantor Chico Buarque. Já Paes é associado à sua atual gestão, a sua posição em relação às bicicletas na cidade e por sugerir tornar o Rio em uma capital gay.
Belo Horizonte e Porto Alegre
Em Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB) e Délio Malheiros (PV) dividiram as atenções, com 83,4% e 7,6% dos posts, respectivamente.
Já em Porto Alegre, o atual prefeito José Fortunati (PDT) foi o mais citado, com 56,9% dos tuítes. A segunda colocação ficou com Manuela d’Ávila (PCdoB), mencionada em 35,4% dos posts.
A pesquisa monitorou usuários da rede social das quatro cidades durante o último mês de maio.
Para o levantamento, foram considerados pré-candidatos que tiveram maior volume de posts, independentemente de pareceres positivos ou negativos.