Tecnologia

Twitter permanece bloqueado na Turquia

O Twitter permanecia inacessível hoje na Turquia, um dia depois do Tribunal Constitucional ter declarado o bloqueio ilegal


	Homem usando Twitter no smartphone: tribunal decidiu por unanimidade que o bloqueio do Twitter é uma violação do direito constitucional de liberdade de expressão
 (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

Homem usando Twitter no smartphone: tribunal decidiu por unanimidade que o bloqueio do Twitter é uma violação do direito constitucional de liberdade de expressão (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2014 às 09h14.

Ancara - O Twitter permanecia inacessível nesta quinta-feira na Turquia, um dia depois do Tribunal Constitucional ter declarado ilegal o bloqueio ordenado pelo governo islamita conservador de Recep Tayyp Erdogan.

Na quarta-feira, o tribunal decidiu por unanimidade que o bloqueio do Twitter é uma violação do direito constitucional de liberdade de expressão e ordenou o desbloqueio imediato.

A decisão do tribunal, que deve ser aplicada pela Autoridade Turca de Telecomunicações (TIB), foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial.

A TIB bloqueou o acesso ao Twitter na madrugada de 21 de março por ordem do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, que deseja impedir a divulgação diária na internet das acusações de corrupção contra o regime.

Um deputado do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), partido de Erdogan, deu a entender que o governo poderia não aplicar imediatamente a decisão do Tribunal Constitucional.

"A decisão afeta apenas as três denúncias individuais no tribunal. Vamos avaliar", disse o deputado AKP Mustafa Sentop.

A oposição pediu a aplicação imediata da decisão.

Apesar das acusações de corrupção contra Erdogan, seu partido foi o vencedor das eleições municipais do domingo passado.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPolíticosEmpresas de internetEmpresas americanasRedes sociaisInternetÁsiaEuropaTayyip ErdoganTurquiaTwitter

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite