Tecnologia

Twitter passa de 145 milhões de usuários

Presidente-executivo da empresa destaca o crescimento nos acessos por meio de dispositivos móveis

Número de usuários que acessam serviço por celular cresceu 62% em menos de cinco meses

Número de usuários que acessam serviço por celular cresceu 62% em menos de cinco meses

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2010 às 11h34.

São Paulo - O número de usuários do serviço de microblogging Twitter não para de crescer. Criado em 2006, o site passou os 145 milhões de contas, menos de cinco meses após chegar à marca dos 100 milhões de cadastros. A informação foi divulgada na quinta-feira (2) pelo presidente-executivo da empresa, Evan Williams, em um post no blog oficial do produto.

Willims destacou principalmente o crescimento nos acessos ao serviço por meio de dispositivos móveis. Desde abril, data da primeira conferência da companhia voltada para desenvolvedores, houve aumento de 62% no total de usuários móveis. Para ele, a tendência é resultado do investimento que a empresa fez nos últimos meses para estar em todas as plataformas móveis.

"Fizemos testes com usuários de iPhone e percebemos que mesmo que houvesse vários aplicativos desenvolvidos por terceiros que acessavam o Twitter, as pessoas tinham problemas para achá-los e escolher entre eles porque não havia nenhum chamado 'Twitter'. Isso os afastava de usar o Twitter", explica Williams. "Por essa razão, adquirimos o Twittie e o transformamos em Twitter para iPhone, com uma nova experiência de entrada para os usuários".

A estratégia da empresa foi buscar uma abordagem semelhante com o Twitter para BlackBerry, aplicativo desenvolvido pela RIM, e o Twitter para Android. Nesta semana, a companhia lançou o Twitter para iPad, que aproveita recursos únicos como o tamanho da tela e a fluidez da interface multitouch do tablet da Apple. "Hoje, 16% de todos os novos usuários do Twitter começam em equipamentos móveis, contra 5% antes do lançamento de nosso primeiro aplicativo para celular com a marca Twitter", afirma o executivo.

Williams ressaltou que, embora os aplicativos para smartphones sejam importantes, ainda há um número bastante grande de pessoas que acessa o Twitter em celulares por meio da versão móvel do site no próprio navegador ou por SMS. Confira os dados no gráfico abaixo (em inglês):

Leia outras notícias sobre o Twitter

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AppleBlackBerryCelularesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetIndústria eletroeletrônicaInternetiPadiPhoneRedes sociaisSmartphonesTabletsTwitter

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump