Tecnologia

Twitter lança ferramenta para fazer doações eleitorais

Função permitirá fazer doações diretamente a qualquer candidato à presidência dos Estados Unidos por meio de um tweet


	EUA: anúncio chega às vésperas do 2º debate televisionado entre os pré-candidatos republicanos à Casa Branca para as eleições de 2016
 (Thinkstock/Stocktrek Images)

EUA: anúncio chega às vésperas do 2º debate televisionado entre os pré-candidatos republicanos à Casa Branca para as eleições de 2016 (Thinkstock/Stocktrek Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2015 às 16h53.

San Francisco - A rede social Twitter anunciou nesta terça-feira uma aliança com a empresa de processamento de pagamentos Square, o que permitirá fazer doações diretamente a qualquer candidato à presidência dos Estados Unidos por meio de um tweet.

"Quando as pessoas falam sobre política, conversam pelo Twitter. Esse é o motivo pelo qual estamos fazendo com que os usuários do Twitter tenham mais facilidade para apoiar candidatos e causas de maneira mais ativa", afirmou a rede social em seu blog oficial.

O anúncio chega às vésperas do segundo debate televisionado entre os pré-candidatos republicanos à Casa Branca para as eleições de 2016, que será realizado na quarta-feira em Simi Valley, na Califórnia, e será transmitido pela emissora "CNN".

Para receberem doações, as campanhas terão que criar uma conta no Square Cash, o que permitirá obter uma identificação individual, que leva o nome de "$Cashtag". Quando a $Cashtag for tuitada, aparecerá um botão para fazer uma doação.

Ao clicar no botão, o usuário verá uma janela na qual poderá incluir sua informação e realizar uma doação com um cartão de débito.

A aplicação desenvolvida por Twitter e Square guardará a informação dos doadores de modo que, na segunda vez que quiserem realizar uma contribuição, só terão que escolher a quantia a ser doada e clicar no botão.

As campanhas eleitorais recorreram no passado ao envio de links para convidar potenciais doadores a contribuir, mas exigiam abrir a página em uma nova janela do navegador e nem sempre funcionavam bem em dispositivos móveis.

A aliança entre Twitter e Square busca encerrar esses problemas técnicos e reconhece o crescente protagonismo dos dispositivos móveis.

Cerca de 80% dos usuários de Twitter utilizam a rede social em algum dispositivo móvel e espera-se que muitos americanos assistam ao debate presidencial pelo telefone celular na quarta-feira.

Tanto o neurocirurgião Ben Carson como o senador por Kentucky Rand Paul, ambos pré-candidatos republicanos, anunciaram que pretendem aderir à iniciativa lançada pelo Twitter.

"Esta é a forma mais rápida e simples de se fazer uma doação pela internet e a mais efetiva para as campanhas digitais de arrecadação de fundos em tempo real", afirmou o Twitter em seu blog.

A iniciativa é uma das primeiras colaborações entre Twitter e Square, ambas as empresas comandadas pelo mesmo CEO, Jack Dorsey. 

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetEstados Unidos (EUA)InternetPaíses ricosPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)Redes sociaisTwitter

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não