TR (Divulgação)
Lucas Agrela
Publicado em 28 de maio de 2014 às 09h37.
O Twitter se aliou à revista Billboard para criar um ranking de popularidade de músicas entre os usuários do microblog. Serão rastreados os tweets com links de serviços de streaming, como Spotify e Rdio, e também com as hashtags #nowplaying ou #np e palavras como "track" e "listen" ("faixa" e "ouvir" em inglês). Inicialmente, a ferramenta estará disponível nos Estados Unidos.
Serão dois rankings criados com base nas informações do microblog, o Billboard Trending 140, que mostra as músicas mais compartilhadas no site na última hora, e o Billboard Twitter Emerging Artists, que dará uma chance a bandas com menos de 50 mil seguidores de acordo com o compartilhamento de suas músicas no Twitter nas últimas 24 horas. Haverá ainda um ranking semanal e uma seleção final de artistas que será publicada na versão impressa da revista.
O Twitter conta atualmente com 250 milhões de usuários ativos, segundo anúncio feito pela empresa em abril deste ano. Vale ressaltar que sete dos perfis mais populares no Twitter pertencem a músicos, entre eles, Katy Perry e Justin Bieber.
Esse não é o primeiro envolvimento da companhia no segmento musical. No ano passado, o aplicativo Twitter Music chegou às lojas virtuais App Store e Google Play. Nele, era possível monitorar os artistas mais populares do site, além de receber recomendações de faixas de serviços de streaming.
No entanto, devido à baixa adesão de usuários, ele foi encerrado no mês passado. Como a empresa informou que iria persistir nesse mercado, houve uma negociação de compra do SoundCloud, serviço de compartilhamento de músicas. Mas as empresas não chegaram a um valor satisfatório para ambas e o Twitter teria desistido da aquisição, segundo Wall Street Journal.