Tecnologia

Twitter faz parceria com a Billboard para medir popularidade de músicas

Ferramenta dará chance para divulgar músicas de novos artistas

TR (Divulgação)

TR (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 28 de maio de 2014 às 09h37.

O Twitter se aliou à revista Billboard para criar um ranking de popularidade de músicas entre os usuários do microblog. Serão rastreados os tweets com links de serviços de streaming, como Spotify e Rdio, e também com as hashtags #nowplaying ou #np e palavras como "track" e "listen" ("faixa" e "ouvir" em inglês). Inicialmente, a ferramenta estará disponível nos Estados Unidos.

Serão dois rankings criados com base nas informações do microblog, o Billboard Trending 140, que mostra as músicas mais compartilhadas no site na última hora, e o Billboard Twitter Emerging Artists, que dará uma chance a bandas com menos de 50 mil seguidores de acordo com o compartilhamento de suas músicas no Twitter nas últimas 24 horas. Haverá ainda um ranking semanal e uma seleção final de artistas que será publicada na versão impressa da revista.

O Twitter conta atualmente com 250 milhões de usuários ativos, segundo anúncio feito pela empresa em abril deste ano. Vale ressaltar que sete dos perfis mais populares no Twitter pertencem a músicos, entre eles, Katy Perry e Justin Bieber. 

Esse não é o primeiro envolvimento da companhia no segmento musical. No ano passado, o aplicativo Twitter Music chegou às lojas virtuais App Store e Google Play. Nele, era possível monitorar os artistas mais populares do site, além de receber recomendações de faixas de serviços de streaming. 

No entanto, devido à baixa adesão de usuários, ele foi encerrado no mês passado. Como a empresa informou que iria persistir nesse mercado, houve uma negociação de compra do SoundCloud, serviço de compartilhamento de músicas. Mas as empresas não chegaram a um valor satisfatório para ambas e o Twitter teria desistido da aquisição, segundo Wall Street Journal.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetINFOInternetRedes sociaisSpotifyTwitter

Mais de Tecnologia

China lança programa para proteger pessoas e empresas dos algoritmos 'injustos'

Huawei lança smartphone com sistema operacional próprio em resposta às sanções dos EUA

Xiaomi Redmi Note 12S: quanto vale a pena pagar na Black Friday?

Musk pode comprar o canal MSNBC? Bilionário faz memes sobre possível aquisição