Tecnologia

Twitter e Facebook divulgam os hits de 2011

Dentro os assuntos mais comentados esteve a gravidez da Beyoncé, que gerou 8.868 tuítes por segundo

No Facebook o fato mais comentado foi a morte de Osama Bin Laden (Mark Wilson / Getty Images)

No Facebook o fato mais comentado foi a morte de Osama Bin Laden (Mark Wilson / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2011 às 15h23.

São Paulo - O Twitter e o Facebook, duas das mais populares redes sociais, divulgaram nesta quarta-feira, 7, o ranking dos assuntos que foram destaque nestes meios durante o ano de 2011.

Top 16 do Twitter

Dezesseis fatos chamaram a atenção fortemente no Twitter, a ponto de ultrapassarem a barreira dos 3 mil tuítes por segundo. Como parte de sua retrospectiva, a rede de microblogs divulgou quais foram e quando aconteceram esses casos - sendo que um deles trata exclusivamente do Brasil.

Em primeiro lugar ficou o anúncio da gravidez da cantora Beyoncé, feito durante sua apresentação no MTV Video Music Awards, em 28 de agosto. Na ocasião, foram 8.868 TPS (tuítes por segundo), o recorde de todos os tempos.

Em seguida aparece a execução de Troy Davis, americano condenado pelo assassinato, em 1989, de um policial. A morte de Davis ficou em evidência porque o caso se arrastou durante todo esse tempo, com envolvimento de diversas personalidades mundiais em apoio à libertação do acusado. Em 20 de setembro, quando a história chegou ao fim, 7.761 TPS foram enviados.

O top 5 se completa com a final da Copa do Mundo Feminina, em 17 de julho (7.196 TPS); a eliminação do Brasil da Copa América, em 17 de julho (7.166 TPS); e a renuncia de Steve Jobs, em 25 de agosto (7.064 TPS).

Depois vem o Ano Novo (6.939 TPS), o Black Entertainment Television Awards, em 27 de julho (6.436 TPS); a Liga dos Campeões da UEFA, em 28 de maio (6.303 TPS); a morte de Steve Jobs, em 6 de outubro (6.049 TPS); a final do Campeonato da NBA, em 13 de junho (5.531 TPS); o terremoto seguido pelo tsunami que assolou o Japão em 11 de março (5.530 TPS); o terremoto na Costa Leste dos EUA, em 23 de agosto (5.449 TPS); o ataque a Osaba bin Laden, em 2 de maio (5.106 TPS); a competição Home Run Derby, em 11 de julho (4.995 TPS); a final do Campeonato de Futebol Americano, em 6 de fevereiro (4.064 TPS); e o Casamento Real na Inglaterra, em 29 de abril (3.966 TPS).


Os assuntos mais comentados do Facebook

O fato mais comentado pelos 800 milhões de usuários de todo mundo do Facebook foi a morte de Osama Bin Laden. O segundo lugar marcou o mês de fevereiro, devido à vitória do Green Bay Packers sobre o Pittsburgh Steelers, o time conquistou o Super Bowl 45.

Charlie Sheen chamou a atenção em março com os memes “winning”, “tiger blood” e “goddeness” que se espalharam rapidamente por todo o Facebook. No fim desse mesmo mês, tiveram início as operações militares das Nações Unidas na Líbia, desencadeando uma avalanche de atualizações de status que mencionavam a “Líbia” e “Gaddafi”.

O casamento de Kate Middleton e do Príncipe William dominou as conversas em abril, com a frase “Casamento Real” aparecendo quase 600 vezes mais nos dias próximos à celebração.

Apenas dois dias depois, a morte de Osama bin Laden tornou-se o evento mais discutido no Facebook em 2011. Em 1o de maio, quase 10% de todas as atualizações de status em inglês mencionavam notícias sobre a morte do líder.

Dois meses mais tarde, o julgamento de Casey Anthony, residente da Flórida acusada de assassinar sua filha Caylee Anthony, alcançou o topo das discussões. Em 5 de julho, quando a mãe foi absolvida, o assunto foi o mais comentado.

Em agosto, o Furacão Irene varreu a costa leste dos Estados Unidos. Milhares de pessoas recorreram ao Facebook para obter informações sobre avisos de emergência e para se certificarem de que amigos e familiares estavam bem.

O ano também foi marcado por reações de tristeza relacionadas à morte de Amy Winehouse em julho e de Steve Jobs em outubro.

Por fim, o lançamento do game “Call of Duty: Modern Warfare 3” (geralmente abreviado como mw3) foi o grande evento de novembro, representando o lançamento mais comentado na área de entretenimento de todos os tempos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociaisRetrospectiva de 2011Twitter

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo