Tecnologia

Twitter e Facebook divulgam os hits de 2011

Dentro os assuntos mais comentados esteve a gravidez da Beyoncé, que gerou 8.868 tuítes por segundo

No Facebook o fato mais comentado foi a morte de Osama Bin Laden (Mark Wilson / Getty Images)

No Facebook o fato mais comentado foi a morte de Osama Bin Laden (Mark Wilson / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2011 às 15h23.

São Paulo - O Twitter e o Facebook, duas das mais populares redes sociais, divulgaram nesta quarta-feira, 7, o ranking dos assuntos que foram destaque nestes meios durante o ano de 2011.

Top 16 do Twitter

Dezesseis fatos chamaram a atenção fortemente no Twitter, a ponto de ultrapassarem a barreira dos 3 mil tuítes por segundo. Como parte de sua retrospectiva, a rede de microblogs divulgou quais foram e quando aconteceram esses casos - sendo que um deles trata exclusivamente do Brasil.

Em primeiro lugar ficou o anúncio da gravidez da cantora Beyoncé, feito durante sua apresentação no MTV Video Music Awards, em 28 de agosto. Na ocasião, foram 8.868 TPS (tuítes por segundo), o recorde de todos os tempos.

Em seguida aparece a execução de Troy Davis, americano condenado pelo assassinato, em 1989, de um policial. A morte de Davis ficou em evidência porque o caso se arrastou durante todo esse tempo, com envolvimento de diversas personalidades mundiais em apoio à libertação do acusado. Em 20 de setembro, quando a história chegou ao fim, 7.761 TPS foram enviados.

O top 5 se completa com a final da Copa do Mundo Feminina, em 17 de julho (7.196 TPS); a eliminação do Brasil da Copa América, em 17 de julho (7.166 TPS); e a renuncia de Steve Jobs, em 25 de agosto (7.064 TPS).

Depois vem o Ano Novo (6.939 TPS), o Black Entertainment Television Awards, em 27 de julho (6.436 TPS); a Liga dos Campeões da UEFA, em 28 de maio (6.303 TPS); a morte de Steve Jobs, em 6 de outubro (6.049 TPS); a final do Campeonato da NBA, em 13 de junho (5.531 TPS); o terremoto seguido pelo tsunami que assolou o Japão em 11 de março (5.530 TPS); o terremoto na Costa Leste dos EUA, em 23 de agosto (5.449 TPS); o ataque a Osaba bin Laden, em 2 de maio (5.106 TPS); a competição Home Run Derby, em 11 de julho (4.995 TPS); a final do Campeonato de Futebol Americano, em 6 de fevereiro (4.064 TPS); e o Casamento Real na Inglaterra, em 29 de abril (3.966 TPS).


Os assuntos mais comentados do Facebook

O fato mais comentado pelos 800 milhões de usuários de todo mundo do Facebook foi a morte de Osama Bin Laden. O segundo lugar marcou o mês de fevereiro, devido à vitória do Green Bay Packers sobre o Pittsburgh Steelers, o time conquistou o Super Bowl 45.

Charlie Sheen chamou a atenção em março com os memes “winning”, “tiger blood” e “goddeness” que se espalharam rapidamente por todo o Facebook. No fim desse mesmo mês, tiveram início as operações militares das Nações Unidas na Líbia, desencadeando uma avalanche de atualizações de status que mencionavam a “Líbia” e “Gaddafi”.

O casamento de Kate Middleton e do Príncipe William dominou as conversas em abril, com a frase “Casamento Real” aparecendo quase 600 vezes mais nos dias próximos à celebração.

Apenas dois dias depois, a morte de Osama bin Laden tornou-se o evento mais discutido no Facebook em 2011. Em 1o de maio, quase 10% de todas as atualizações de status em inglês mencionavam notícias sobre a morte do líder.

Dois meses mais tarde, o julgamento de Casey Anthony, residente da Flórida acusada de assassinar sua filha Caylee Anthony, alcançou o topo das discussões. Em 5 de julho, quando a mãe foi absolvida, o assunto foi o mais comentado.

Em agosto, o Furacão Irene varreu a costa leste dos Estados Unidos. Milhares de pessoas recorreram ao Facebook para obter informações sobre avisos de emergência e para se certificarem de que amigos e familiares estavam bem.

O ano também foi marcado por reações de tristeza relacionadas à morte de Amy Winehouse em julho e de Steve Jobs em outubro.

Por fim, o lançamento do game “Call of Duty: Modern Warfare 3” (geralmente abreviado como mw3) foi o grande evento de novembro, representando o lançamento mais comentado na área de entretenimento de todos os tempos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociaisRetrospectiva de 2011Twitter

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro