Tecnologia

Twitter e a arte em 140 caracteres

Os 140 caracteres permitidos pelo Twitter para publicar mensagens podem se transformar em paisagens, desenhos incríveis ou informações ilustradas

Twitter: usuários mais habilidosos deram rédeas à arte de desenhar com caracteres, o que fez nascer uma nova forma de arte, a "TwittertArt" (Getty Images)

Twitter: usuários mais habilidosos deram rédeas à arte de desenhar com caracteres, o que fez nascer uma nova forma de arte, a "TwittertArt" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2013 às 10h24.

Madri - A rede social Twitter se transformou em uma nova ferramenta artística desde que alguns de seus usuários mais habilidosos deram rédeas à arte de desenhar com caracteres, o que fez nascer uma nova forma de arte, a "TwittertArt".

A partir do celular ou do computador, os 140 caracteres permitidos pelo Twitter para publicar mensagens podem se transformar em paisagens, desenhos incríveis ou informações ilustradas.

Jornalista, escritor e especialista em redação nas redes sociais, o espanhol Mario Tascón é um dos pioneiros nesta área com tweets como o que publicou em 11 de setembro em memória ao atentado contra as Torres Gêmeas de Nova York.

"Meus tweets têm mais carga política, o "TwitterArt" é mais estético, é uma espécie de alarde com a ferramenta", contou Tascón à Agência Efe.

Um dos melhores e mais ativos tuiteiros nesta arte 2.0 é o designer gráfico argentino Horacio Rogoski, que começou a "animar" sua conta pessoal há quatro anos ao ver "o tremendo caos que existia no Twitter" e levou a sério o ditado "uma boa imagem vale mais do que mil palavras" para mudar a forma de se comunicar com seus seguidores.

Desenhar a cara de um cachorro ou ilustrar informações, como as goteiras que o Congresso dos Deputados da Espanha sofreu há dias, feitos por Rogoski e Tascón respectivamente, não é fácil, mas tampouco impossível.

O tempo que dedicam a ilustrar o Twitter não é maior do que o que muitos outros, menos habilidosos, utilizam para escrever um tweet simples só com letras.


"Tudo depende da complexidade do desenho, os que realizei em um só tweet desenhei e publiquei em 20 minutos; os maiores, com dois ou mais tweets, podem levar uma hora ou mais", explicou Rogoski.

Tascón, com um estilo totalmente diferente, mistura imagem com texto e conta não demorar "mais que cinco ou dez minutos de programação", já que, "com o tempo", passou a reaproveitar "peças, cópias e misturas de tweets anteriores".

No início, disse Tascón, era muito difícil, e aspectos hoje tão simples como o de partir uma linha para a próxima (agora basta dar um "enter") há apenas seis meses "custava a vida".

"Em breve começarei a colorir meus desenhos em escala de cinza. Eles são feitos com uma técnica muito distinta da que uso atualmente. Estou estudando e produzindo um sistema para desenhá-los fácil e rapidamente", declarou Tascón.

E sempre, ou quase sempre, utilizar somente 140 caracteres torna a prática "mais difícil ainda" como conseguir fazer uma versão da "Monalisa".

Este tem sido um dos sucessos do Twitter, uma companhia que está prestes a abrir capital na bolsa: como fazer de algo tão simples e elementar uma arte que conta com milhares de adeptos e que já percebem diferentes correntes de estilos no mundo todo.

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetRedes sociaisTwitter

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não