Tecnologia

Twitch é hackeada e tem código-fonte completo vazado na internet

O vazamento foi intitulado "parte um", sugerindo que mais está por vir; dados de usuários parecem não ter sido divulgados, mas o recomendado é trocar a senha

A Twitch abriu um processo contra dois usuários anônimos por comentários ofensivos na plataforma de streaming de videogame. (AFP/AFP)

A Twitch abriu um processo contra dois usuários anônimos por comentários ofensivos na plataforma de streaming de videogame. (AFP/AFP)

LP

Laura Pancini

Publicado em 6 de outubro de 2021 às 10h28.

Última atualização em 6 de outubro de 2021 às 12h57.

A plataforma de streaming Twitch teve seu código-fonte, histórico e dados de pagamentos completamente vazados após um ataque hacker nesta quarta-feira, 6.

O usuário anônimo publicou no fórum 4Chan um link com 125 gigabytes, alegando que buscava "promover disrupção e competição no espaço do streaming online" já que a "comunidade [da Twitch] é uma repugnante fossa tóxica".

O site de notícias de tecnologia The Verge confirmou a veracidade do arquivo. A notícia foi originalmente publicada pelo Video Game Chronicles.

O vazamento foi intitulado "parte um", sugerindo que mais está por vir. Segundo a mensagem publicada pelo hacker, o arquivo inclui:

  • 3 anos de informações sobre pagamentos feitos a streamers na Twitch;
  • Todo código-fonte da twitch.tv;
  • Clientes Twitch de console móvel, desktop e videogame;
  • SDKs (ferramentas que possibilitam o desenvolvimento do software) e serviços internos da AWS (Amazon Web Services) usados pela Twitch;
  • Dados sobre outras propriedades da Twitch, como IGDB e CurseForge;
  • Ferramentas internas de segurança

O hacker também divulgou um app nunca lançado da Amazon Game Studios e todo seu código-fonte, chamado de Vapor. A suposta loja de games seria um futuro concorrente da Steam.

De acordo com o The Verge, o vazamento não parece ter informações de usuários, como senha e endereço. O hacker aparenta ter divulgado somente informações da própria Twitch, mas isso não quer dizer que ele não tenha coletado dados pessoais.

Por isso, de qualquer forma, o recomendado é que usuários troquem a senha da Twitch e ativem a autenticação de dois fatores. Assim, caso a senha seja comprometida, ainda será necessário comprovar a identidade usando SMS, por exemplo.

Atualização: A Twitch se pronunciou oficialmente via Twitter e confirmou o vazamento.“Podemos confirmar que uma violação ocorreu. Nossas equipes estão trabalhando com urgência para entender a extensão disso. Atualizaremos a comunidade assim que houver informações adicionais disponíveis.”

  • Como a vida pós-vacina vai mudar a sua vida profissional? Assine a EXAME e entenda.
Acompanhe tudo sobre:HackersStreamingTwitch

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?