Tecnologia

Tudo que você precisa saber sobre o Microsoft Office 2016

A nova versão do pacote Office virá com maior foco no trabalho cooperativo e na nuvem. Veja as principais novidades do Office 2016


	Microsoft: empresa lançou a nova versão do pacote Office
 (Divulgação)

Microsoft: empresa lançou a nova versão do pacote Office (Divulgação)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 23 de setembro de 2015 às 05h56.

São Paulo – A Microsoft lança nesta semana o pacote Office 2016. As novas aplicações estarão disponíveis para compra ou então pelo serviço de assinatura Office 365 – que terá as atualizações disponíveis para download ou uso na própria nuvem.

De maneira geral, a Microsoft reforça o seu novo perfil com o pacote. Desde que Satya Nadella assumiu como CEO da empresa, a Microsoft mudou de forma consistente seu perfil.

Atualmente, a companhia é muito mais aberta a outras empresas. Isso foi comprovado com a chegada de apps para os sistemas Android e iOS.

Outra característica marcante é a valorização da nuvem. Durante uma demonstração que a empresa fez do novo Office 2016 em São Paulo, isso foi visível. Veja a seguir os pontos principais dos novos programas.

Colaborativo

A Microsoft permite agora uma maior facilidade no trabalho em equipe. Será possível criar documentos colaborativos, nos quais mais de uma pessoa pode fazer edições e mudanças no conteúdo. A co-autoria está disponível para Word, PowerPoint e OneNote.

Mas a parte mais interessante está chegando somente ao Word neste primeiro momento. Será possível editar arquivos e ver mudanças feitas por outros usuários em tempo real.

Esse recurso, vale dizer, se estende à versão instalada no desktop, não apenas para o uso do app na nuvem. O recurso é bastante similar ao que existe nas aplicações na nuvem do Google.

Grupos

Outras novidades têm foco em aumentar a produtividade de grupos de trabalho. Uma delas é a integração do Skype aos aplicativos do Office 2016. Será possível se comunicar com um contato que também edita o mesmo documento com poucos cliques.

Outra facilidade é de criar grupos. Eles podem ser acessados pelo Outlook. A Microsoft reforça que essa funcionalidade deve ser bastante utilizada por consumidores empresariais.

(Divulgação/Microsoft)

Inteligência artificial

A integração com inteligência artificial deve aumentar a produtividade. Para isso alguns recursos adotam níveis diferentes de IA. Uma nova busca interna nos apps deve ajudar, por exemplo.

A busca inteligente fornece dicas de quais recursos podem ser interessantes e faz sugestões que se encaixam no momento. Dentro do Excel, por exemplo, o usuário pode buscar por “gráficos” e ter um retorno de quais gráficos são apropriados para os dados em questão.

O Outlook ganha também uma caixa de e-mail secundária. Ela é completamente baseada em Machine Learning. A nuvem da Microsoft usa informações de contatos para priorizar alguns e deixar outros em segundo plano – isso tudo é feito de acordo com o uso do e-mail.

Não costuma responder mensagens de uma certa pessoa? Elas irão cair para a caixa secundária. Responde de maneira rápida e eficiente aos e-mails de outra (seu chefe, por exemplo)? Elas estarão na caixa principal.

Windows 10

A nova versão é a primeira a ser lançada após o Windows 10. A Microsoft busca com ela ter uma integração melhor com o sistema operacional.

Será possível fazer tarefas usando a Cortana, a assistente pessoal da Microsoft. Vale lembrar que a Cortana ainda não está disponível em português.

Outra novidade será a capacidade de usar o sistema Hello de autenticação. Ele usa a identificação da íris do olho, em vez de uma senha. Isso depende, no entanto, de um hardware capaz de fazer essa terefa.

Segurança

A segurança foi aperfeiçoada no Office 2016. As funções são voltadas, principalmente, para o setor empresarial. Entre os principais pontos está o sistema de Data Loss Prevention (prevenção de perda de dados). A empresa pode selecionar termos sensíveis e coloca-los em uma lista de palavras que não podem sair dos servidores.

Outro destaque é a autenticação em dois fatores. O segundo fator é, obrigatoriamente, uma ligação telefônica na qual o usuário deve colocar uma senha para ter acesso à sua conta do Office 365.

Preços

O Office 2016 começou a ser vendido na loja online da Microsoft. Ele será vendido no modelo de assinatura, pelo Office 365, ou pelo modelo de compra vitalícia da licença.

O preço para a compra vitalícia do Office Home & Student 2016 é de 347 reais. Isso dá direito ao uso do Office 2016 em apenas um PC.

A assinatura mensal do Office 365 tem duas opções. A primeira, por 26 reais por mês, dá direito a usar o pacote em cinco PCs ou Macs, cinco smartphones ou tablets, além de 1 TB de armazenamento no OneDrive.

A opção de assinatura mais em conta é do Office 365 Personal. Com ele, é possível usar o pacote em um PC ou Mac, além de um smartphone ou tablet.

Mais informações na loja online da Microsoft.

Acompanhe tudo sobre:AppsEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftSatya NadellaTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump