Neymar (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 5 de julho de 2014 às 08h23.
Durante o jogo desta sexta-feira (4) contra a Colômbia, Neymar foi brutalmente atingido durante um lance e fraturou a terceira vértebra lombar. Quem deu a joelhada nas costas do principal atacante brasileiro foi o lateral colombiano Zúñiga, poucos minutos antes do fim do segundo-tempo. O camisa 10 chorou muito e saiu de maca do estádio.
Em entrevista coletiva, o médico da CBF, Rodrigo Lasmar, confirmou: a recuperação demora algumas semanas e o jogador, portanto, está fora da Copa. As informações são do globoesporte.com.
"É uma fratura que evolui. Não tem condição de jogar na próxima semana. São poucas semanas para recuperação. Terceira vértebra lombar, no processo transverso. Tempo nós vamos ver depois. Primeiro momento é fazer o diagnóstico e vamos ver o que vai acontecer. Precisamos do resultado desses exames" - Rodrigo Lasmar, médico da CBF.
A primeira previsão é de quatro a seis semanas de tratamento. Após realizar exames em Fortaleza, a equipe médica da CBF definiu que o jogador volta pra Granja Comary, no Rio de Janeiro, usando uma cinta, e deve seguir com a equipe até o fim da Copa.
Reveja o momento da lesão de Neymar
https://vine.co/v/MUjeKjMTznZ/embed/simple//platform.vine.co/static/scripts/embed.js
A notícia chega para a Seleção - Alguns jogadores receberam a informação ao vivo pelo repórter Mauro Naves, durante o Jornal Nacional.
"Cada dia ele ensinava mais pra gente. Muito humilde. Fico muito triste por ele" -Júlio César, goleiro titular
"Neymar é um cara que trabalhou tanto pra estar com a gente. Neymar, Deus vai te curar o mais rápido possível, vamos fazer tudo pra te alegrar" - Fred, atacante
O técnico Felipão também falou sobre a joelhada, a perseguição que Neymar vinha sofrendo desde o início da Copa, e a falta de punição dos juízes nos jogos para os lances que já haviam machucado o atacante.
"Pelo que vi, é difícil ele jogar. E aí eu pergunto: nem cartão amarelo? Todo mundo sabia que seria caçado. Mas ninguém acha que isso é verdade. Só os jogadores da Alemanha e dos outros times são caçados, né?"
Segundo a ESPN, o camisa 10 da seleção saiu do hospital às 20h55 e cerca de 200 pessoas gritavam o nome do jogador do lado de fora.
Próximo desafio
Neymar não será o único desfalque no jogo contra a Alemanha. Thiago Silva levou seu segundo cartão amarelo no jogo desta sexta (4), e na próxima terça-feira (8), quem assume o posto de capitão é David Luiz. O jogo acontece em Belo Horizonte, no Mineirão, às 17h.
#ForçaNeymar - Menos de uma hora antes de começar a partida, Neymar pediu proteção. A mensagem voltou a ser retuitada na noite de sábado, como parte de uma campanha nas redes para desejar melhoras ao jogador.
Que o Senhor Deus nos abençoe e nos proteja !! #EmBuscaDeUmSonho pic.twitter.com/fGtyQh8FRZ
— Neymar Jr (@neymarjr) 4 julho 2014
Nos primeiros minutos após a confirmação da notícia, #StayStrongNeymar foi tendência mundial no Twitter, sendo adaptada pelos brasileiros na sequência com mensagens de #ForçaNeymar tomando conta das redes sociais. Entre os textos, dizeres de orações, lembranças de grandes lances e momentos felizes da competição que se misturavam com pedidos de punição de Zúñiga por parte da Fifa.
Ainda durante a primeira hora após o anúncio do fim da copa para Neymar, mais de 5000 fotos foram compartilhadas no Instagram com a hashtag. A informação foi confirmada por e-mail pela assessoria do app, onde ainda acrescenta que este número contabiliza impressionantes mais de uma foto por segundo.
Atletas e famosos engrossaram o coro na rede social, como Ivete Sangalo, Juliana Paes e outros jogadores da seleção, o que certamente fez com que a mensagem se propagasse com maior velocidade.