Tecnologia

HP TouchSmart 420

Avaliação de Giovana Penatti / All-in-one é o nome dado a computadores que têm um grande monitor e toda a parte técnica embutida nele. Dessa forma, é um desktop que não tem torre, o que diminui o espaço ocupado pelo equipamento. O TouchSmart 420 não tem uma excelente configuração, a ponto de se comparar a […]

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2012 às 11h53.

logo-infolab

Avaliação de Giovana Penatti / All-in-one é o nome dado a computadores que têm um grande monitor e toda a parte técnica embutida nele. Dessa forma, é um desktop que não tem torre, o que diminui o espaço ocupado pelo equipamento.

O TouchSmart 420 não tem uma excelente configuração, a ponto de se comparar a um desktop potente. Com processador Intel Core i5 2400S de 2,6 GHz e memória RAM de 4 GB DDR3, ele é um computador que beira o básico, o que não combina com o tamanho e a presença que tem. No entanto, vem com um HD generoso de 1 TB Sata II. A placa de vídeo também é relativamente fraca: uma Intel HD Graphics 2000 de 1696 MB de memória (64 MB dedicada).

O grande mérito dessa máquina é o tamanho e a resolução da tela: 21,5” e chega à resolução máxima de 1920 x 1080 pixels. O touchscreen funciona com infravermelho e aceita gestos de até dois dedos. Por conta desse recurso, há um “degrau” de cerca de 1 centímetro entre a tela e a moldura, onde ficam os sensores.

Não é necessário tocar na tela: ela reconhece o gesto com uma pequena distância. Por um lado, isso previne marcas de dedos no monitor. Mas, por outro, não é confortável segurar o dedo para interagir com o equipamento, então é provável que ele fique sujo de qualquer jeito.

A precisão é boa, mas, como os dedos não são tão finos quanto seria uma caneta, é ele pode não reconhecer onde foi o toque e selecionar o ícone ao lado. Além disso, a função de escrever não é muito precisa e editar um erro normalmente demora mais do que se fosse usado o teclado logo de primeira.

O computador é bem adaptado para o touchscreen, com aplicativos pré-instalados da HP e a possibilidade de adicionar widgets para fotos, vídeos e desenhos. O principal aplicativo é o HP TouchSmart Magic Canvas. Com ele, é possível colocar vários aplicativos em um “carrossel” e deslizar entre eles em telas, como num smartphone, o que amplia o espaço e facilita a localização de cada um. Também é possível fazer a edição básica de fotos (como cortar, aumentar brilho, etc) de maneira bastante intuitiva, escrever à mão e desenhar.

A moldura é de plástico fosco preto e fica em cima de um suporte grafite também fosco. No topo, uma webcam de apenas 1 MP. Em torno do monitor há uma faixa prateada e, na parte superior, está o botão de ligar. Por ser todo feito de plástico e um tanto quanto espesso, ele não parece muito resistente e tem o visual até meio grosseiro. Essa impressão fica reforçada na altura da moldura em relação à tela, já que, há muitos anos, essa diferença é pequena.

Dá para inclinar o monitor até um grau confortável (máximo de 30º), o que facilita a visualização e o uso da função touchscreen.

O monitor grande e com boa resolução faz com que o TouchSmart 420 seja um bom candidato para entretenimento. Além disso, tem várias opções de conectividade: são quatro USB (sendo duas 3.0 e quatro 2.0), leitor de Blu-ray e leitor de cartões SD/MS/xD, além de duas P2 para áudio e uma para microfone.

Mas a função do computador como central de mídia tropeça em outro problema: a qualidade do áudio. Apesar de ser garantida pela Beats Audio, a realidade não alcança a expectativa. Com a função ativada, os graves são fortes, os agudos não ficam estridentes e a potência total aumenta, mas nada de muito incrível; sem ela, no entanto, os graves ficam apagados, os agudos, estridentes e o som no geral é distorcido.

O all-in-one também vem com mouse e teclado sem fio, que funcionam por Bluetooth. O teclado tipo ABNT 2 é fino e com teclas baixas. A digitação é confortável, apesar de não serem muito macias. A tecla B tem o logo da Beats Audio e o recurso é ativado utilizando a tecla Fn. O mouse óptico tem o visual padrão da HP e três botões. Tanto o mouse como o teclado precisam de duas pilhas AAA e são pretos e de plástico - assim como o monitor, não passam a impressão de resistência.

Pelo preço de quase 3200 reais, dá para conseguir uma máquina bem melhor. No entanto, o valor está dentro do esperado para computadores do tipo all-in-one.

Ficha técnica

ProcessadorIntel Core i5 2400S - 2,6 GHz
Memória4 GB de RAM DDR3
Armazenamento1 TB de HD SATAII
TelaTouchscreen de 21,5
Resolução1920 x 1080

Avaliação técnica

PrósTela de boa qualidade, sensibilidade ao toque boa, bons resultados nos benchmarks de processador, USB 3.0
ContrasPlaca de vídeo on-board, falta saída ou entrada de vídeo, som poderia ser melhor
ConclusãoAs configurações não são impressionantes, mas cumpre o básico, e tem preço coerente
Configuração8,0
Vídeo e áudio7,8
Conectividade8,0
Design8,0
Média7.8
PreçoR$ 3199
Acompanhe tudo sobre:DesktopsHP

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro