Tecnologia

TSMC vai testar produção de novos chips para Apple, diz fonte

Empresa de Taiwan começou a testar chips para oferecer uma alternativa ao iPad, que recebe componentes da Samsung Electronics

A TSMC é a candidata mais provável a conquistar pedidos de processadores da Apple para iPad (Creative Commons)

A TSMC é a candidata mais provável a conquistar pedidos de processadores da Apple para iPad (Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2011 às 15h25.

Taipei - A TSMC, de Taiwan, começou a testar a produção de chips de próxima geração para aparelhos móveis da Apple, informou uma fonte próxima ao assunto nesta sexta-feira, sinalizando que a fabricante do iPad está diversificando fornecedores para além da tradicional Samsung Electronics.

A Samsung é atualmente a única fornecedora dos chips A5 usados no iPad 2, mas a Apple indicou estar ávida para diversificar seus fornecedores de componentes. A empresa está envolvida em uma batalha judicial sobre patentes com a companhia sul-coreana, enquanto Samsung emergiu como mais ferrenha concorrente da Apple no mercado de smartphones e tablets.

A Apple enfrentará diversos desafios caso decida adotar a TSMC como fornecedora, entre eles, questões ligadas a patentes e projetos de chips, além do esforço da Samsung para impedir o negócio.

"A Apple está tentando diversificar seus pedidos, mas deve continuar a manter alguma forma de relacionamento com a Samsung," disse William Wang, analista da Fubon Securities.

"Creio que a TSMC receberá novas encomendas de chips; a questão será a distribuição. A Apple não concederá 100 por cento à TSMC. Talvez aloque apenas 20 a 30 por cento."

Analistas e outras fontes haviam declarado anteriormente que a TSMC, maior fabricante terceirizada de chips no mundo, deveria se tornar fornecedora de chips de nova geração à Apple, provavelmente a partir do ano que vem.

A TSMC é a candidata mais provável a conquistar pedidos de processadores da Apple, tendo reservado 7,8 bilhões de dólares em seu orçamento deste ano para atualizar tecnologias e ampliar capacidade.

Elizabeth Sin, porta-voz da TSMC, disse à Reuters que não comentaria sobre a questão ou sobre rumores de mercado. A Apple não retornou de imediato, e um porta-voz da Samsung se recusou a comentar.

Acompanhe tudo sobre:AppleChipsEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaSamsungTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

AI Forum Brasil 2025: evento da IBM discute como a IA está redefinindo o mercado

Entidades ligadas ao jornalismo defendem ampliação de investigação sobre sistema de buscas do Google

Apple vai pagar mais por iPhones usados na China em tentativa de aumentar vendas

Bluesky libera verificação com selo azul para usuários “notáveis”