Tecnologia

Trump quer retirar medida de Obama sobre neutralidade da rede

Diretor da Comissão Federal de Comunicações (FCC), Ajit Pai, adiantou a divulgação de um plano que retiraria a neutralidade de rede

 (Kevin Lamarque//Reuters)

(Kevin Lamarque//Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2017 às 06h56.

Última atualização em 22 de novembro de 2017 às 09h18.

O presidente americano Donald Trump está incansável em sua luta para desfazer as políticas de seu antecessor, Barack Obama. Nesta terça-feira, o diretor da Comissão Federal de Comunicações (FCC), Ajit Pai, adiantou a divulgação de um plano que retiraria a neutralidade de rede, colocada como política de internet e comunicação do governo Obama em 2015.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

Curtas: uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo
Reforma da Previdência: a hora do "vai ou racha"
Ex-premiê Hariri volta ao Líbano, mas impasse continua

A decisão, na prática, dá amplos poderes aos provedores de internet para determinar que sites e serviços online seus consumidores podem usar e ver.

Bem como discriminar dados específicos, como de e-mails ou de jogos online. Também será possível, pela proposta da agência, que grandes provedores como Comcast, Verizon e AT&T bloqueiem ou deem preferência a sites específicos.

As empresas afirmam que continuarão a tratar todos os dados de maneira igual, mas que planejam aproveitar a oportunidade para “pensar e implementar novos modelos de negócios”.

O anúncio gerou a ira de grupos por direitos de privacidade e de acesso à internet, que prometem ir às ruas e protestar antes da decisão final ser tomada pelo conselho da agência reguladora, no dia 14 de dezembro.

A decisão também joga mais um peso nos ombros do Congresso norte-americano, que já estava sendo pressionado para votar uma legislação que não pudesse ser desfeita pela FCC. Ajit Pai, um republicano indicado por Trump para a cadeira na Comissão, havia prometido acabar com as regras de neutralidade de rede quando assumiu a FCC, e os planos parecem estar saindo do papel. Quando trata-se de destruir legados, Trump tem conseguido emplacar sua agenda. O duro é quando ele precisa construir algo. Neste caso, nem o muro na fronteira com o México sai do campo das ideias.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Exame HojeInternetPolítica

Mais de Tecnologia

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja