Tecnologia

Tribunal turco ordena fim do bloqueio ao Twitter

Tribunal administrativo ordenou a suspensão da decisão do governo turco de bloquear o acesso ao Twitter no país

Manifestação em Ancara contra o bloqueio do Twitter: medida imposta pelo governo é "contrária aos princípios do Estado de direito", segundo tribunal (Adem Altan/AFP)

Manifestação em Ancara contra o bloqueio do Twitter: medida imposta pelo governo é "contrária aos princípios do Estado de direito", segundo tribunal (Adem Altan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2014 às 11h01.

Ancara - Um tribunal administrativo de Ancara ordenou nesta quarta-feira a suspensão da decisão do governo turco de bloquear o acesso ao Twitter no país, informou a imprensa local.

Desde quinta-feira da semana passada, a Autoridade Turca de Telecomunicações (TIB) mantém bloqueada a rede social, acusada pelo primeiro-ministro Recep Tayyp Erdogan de propagar as acusações de corrupção contra o governo.

Segundo o tribunal, citado pelo canal CNN-Turk, a medida imposta pelo governo é "contrária aos princípios do Estado de direito".

A oposição parlamentar e várias organizações não governamentais apresentaram recursos à justiça depois da polêmica decisão das autoridades.

A TIB poderá apelar da decisão, mas será obrigada a suspender o bloqueio ao Twitter enquanto aguarda a a análise de um eventual recurso por uma instância de apelação.

Os internautas turcos conseguiram em sua maioria burlar o bloqueio da rede social. A decisão, no entanto, provocou uma avalanche de críticas à "censura" imposta pelo governo islamita moderado, no poder desde 2002.

Nos últimos meses, o governo de Erdogan foi abalado por um vasto escândalo político-financeiro, que ele atribui a um rival político, o pregador Fethullah Gülen, que mora nos Estados Unidos.

O escândalo e a polêmica sobre o bloqueio do Twitter acontecem em um momento delicado para Erdogan, pouco antes das eleições municipais do próximo domingo.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetEuropaInternetPolíticosRedes sociaisTayyip ErdoganTurquiaTwitter

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não