Tecnologia

Três ajustes para economizar bateria no Android e no iPhone

Conheça alguns truques simples que podem fazer o seu smartphone passar mais tempo na ativa


	Bateria: mudanças no sistema podem ajudar a poupar energia
 (Divulgação)

Bateria: mudanças no sistema podem ajudar a poupar energia (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 7 de fevereiro de 2016 às 07h00.

São Paulo – A bateria dos smartphones atuais tem duração máxima de 14 horas, de acordo com testes de uso intenso realizados no INFOlab. Mas a maioria dos aparelhos não pode passar mais de 10 horas longe de uma fonte de energia.

Alguns ajustes simples ajudam a economizar a bateria do seu smartphone para que você não fique na mão na hora que precisar dele. 

Confira a seguir três mudanças que você pode fazer no seu dispositivo com sistema Android e outras três para quem usa iPhones.

Android

Apps que gastam sem necessidade – No Android, assim como no iOS, muitos aplicativos pedem permissão para que tenham acesso à internet quando quiser. A questão é que, com isso, muitos apps acabam sincronizando dados na web, o que, ao mesmo, gasta o pacote de internet móvel do usuário e consome bateria do celular.

Uma das maneiras mais simples de resolver esse problema é instalando um app chamado Opera Max. Gratuito, ele além de comprimir todo o seu tráfego de dados – com criptografia –, também oferece uma aba que chamada "Gerenciar aplicativos" que permite selecionar, em uma interface intuitiva, o que vai ou não poder acessar a internet utilizando dados móveis.

Brilho automático de tela – Desligar o brilho automático da tela do seu smartphone Android também pode ajudar a poupar bateria. Regular o brilho da tela conforme necessário por conta própria não é difícil (fica ali na barra superior do sistema). Quanto menos iluminação você usar, melhor será para a bateria. A tela é um dos componentes que mais consome energia – ainda que o display seja Amoled. Por isso, aliás, reduzir o tempo que o visor fica ligado até o bloqueio automático para 30 segundos ou um minuto também ajuda.

Desligue o GPS – Se você precisa de bateria e não tem o hábito de usar com frequência Waze, Snapchat ou serviços de previsão do tempo com geolocalização, desligue o GPS do seu smartphone. Há um atalho para isso também na barra superior do sistema. Essa recomendação, a propósito, também é útil nos iPhones.

iPhone

Atualizações em segundo plano – Desligar as atualizações de aplicativos em segundo plano no iOS é uma das coisas que mais poupa a bateria de um iPhone. O processo é simples, apesar do tempo de execução variar de acordo com a quantidade de apps instalados no seu gadget você tiver. Vá ao menu ajustes, selecione a opção Geral e entre no sub-item chamado Atualização em segundo plano. Lá, desligue tudo que considerar desnecessário que tenha sincronização de dados constante com a web.

Modo de economia – Se você tem um iPhone com sistema iOS 9, você pode utilizar o modo pouca energia para fazer a bateria do aparelho durar mais. Segundo a Apple, isso aumenta a duração da carga em até três horas. Toda vez que a bateria atinge 20%, o sistema sugere ao usuário ativar esse recurso de economia, mas ele é desligado automaticamente quando a carga ultrapassa os 80%. Sempre que o percentual de bateria estiver abaixo desse valor, você pode ativar o modo pouca energia indo ao sub-item chamado Bateria no menu ajustes do iOS 9.

AirDrop – O AirDrop é um recurso que permite transferir fotos e outros arquivos para outros iPhones, desde que eles estejam por perto. No entanto, essa função, se ativa, pode gastar bateria sem necessidade. Para desligá-la, vá à central de controle, que aparece quando deslizamos o dedo de baixo para cima na tela em qualquer ponto do sistema. Ligue o recurso somente quando for utilizá-lo.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesGoogleIndústria eletroeletrônicaiOSiPhoneSmartphones

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro