Maglev (Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 17 de abril de 2015 às 06h57.
Um trem movido a levitação magnética (maglev) atingiu a velocidade de 590 km/h nessa semana, quebrando um recorde que já durava 12 anos.
A JR Central, fabricante do veículo, anunciou o feito na quinta-feira (16), após o trem de sete vagões da empresa completar um teste em um percurso experimental na cidade de Yamanashi. O recorde batido era de 581 km/h e havia sido estabelecido em 2003.
Mas a nova marca pode não durar muito tempo: outro teste está marcado para a terça-feira (21), quando o trem pode atingir à velocidade de 600 km/h.
A fabricante do trem afirma que o veículo maglev carregava apenas 29 pessoas durante o teste. Ou seja, as velocidades não serão tão altas quando o veículo levar centenas de pessoas a partir de 2027, data prevista para ele começar a funcionar.
A JR Central espera que o trem rode com velocidade máxima de 500 km/h entre as cidades de Tóquio e Nagóia, percorrendo os 286 quilômetros entre as duas regiões em 40 minutos, metade do tempo que os atuais trem-bala levam para cumprir o mesmo percurso.
Fonte: JR Central