Tecnologia

Trem de levitação magnética bate novo recorde de velocidade

Trem movido a levitação magnética atingiu a velocidade de 603 km/h no Japão. Plano é introduzir o serviço entre Tóquio e a cidade central de Nagoya até 2045

Trem: linha com tecnologia magnética fará com que trens viagem a mais de 480 km/h (Yuriko Nakao/Bloomberg)

Trem: linha com tecnologia magnética fará com que trens viagem a mais de 480 km/h (Yuriko Nakao/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de abril de 2015 às 18h13.

Na semana passada, um trem movido a levitação magnética (Maglev) atingiu a velocidade de 590 km/h, quebrando um recorde que já durava 12 anos. Nesta terça-feira (21), no entanto, o trem bateu seu próprio recorde, chegando a 603 km/h.

A JR Central, fabricante do veículo, quer introduzir o serviço entre Tóquio e a cidade central de Nagoya até 2045. O trem levará apenas uma hora para fazer o trajeto, cortando o tempo de viagem pela metade. Já com a velocidade recorde, a viagem de 280 km levaria apenas cerca de 40 minutos — menos de metade do tempo atual.

Os passageiros, porém, não poderão experimentar as velocidades recordes do trem. A empresa disse que seus veículos irão operar a uma velocidade máxima de 505 km/h. Em comparação, a velocidade mais rápida de um "trem-bala" japonês é de 320 km/h.

A expectativa e o entusiasmo em relação ao novo trem, de qualquer forma, são altos. ”Quanto mais rápido o trem funciona, mais estável se torna - Eu acho que a qualidade do passeio de trem melhorou", disse Yasukazu Endo, chefe de pesquisas da JR Central. A fonte é a BBC.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaJapãoPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Startup de US$ 12 bilhões de Mira Murati, ex-OpenAI, tem investimentos da Nvidia e Jane Street

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é