EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h32.
Senhor Spot
Parece um disco voador, mas é o Spot R3, um computador vestível projetado pela universidade americana Carnegie Mellon. Do tamanho de um palmtop, o Spot roda Linux, tem chip Intel de 206 MHz, 512 MB de memória, slots e portas para se conectar com dispositivos com ou sem fio. Um deles é o monitor tátil em forma de suspensório, para você sentir no peito a informação. Fica pronto em meados deste ano.
3 em 1 conceitual
Handheld, videocâmera e celular num corpo só. O protótipo MS Conceptual da japonesa DoCoMo integra essas funções com as bênçãos do W-CDMA, sistema de banda larga de terceira geração, capaz de transmitir multimídia em confortáveis 2 Mbps e com direito a terminais menores. Ainda em 384 Kbps, o W-CDMA começa a decolar em Tóquio.
Tinta eletrônica
Se depender da E Ink, seu jornal será um monitor flexível, que carregará textos em tinta eletrônica. A tinta é feita de milhões de cápsulas de pigmento do diâmetro de um fio de cabelo, impressas num filme plástico com uma camada de circuito. O protótipo E Ink, da foto, mostra como será. Lucent e Philips também já fizeram seus protótipos.
Jóias falantes
Se você vir alguém falando sozinho, não tema. A pessoa pode estar testando alguma jóia digital da IBM. Os anéis Glow Ring, por exemplo, piscam uma luz para avisar que chegou uma ligação num celular composto de brincos e pingentes. Já os relógios BraceWatch funcionam como assistentes pessoais. Estão só no protótipo, por enquanto.
SMS com imagem
Mistura de celular e handheld, o Nokia 9290 pretende ser um dos primeiros dispositivos do mundo a suportar o padrão MMS (Multimedia Message Service), um SMS esperto, com sons e imagens. Fechado, o 9290 é um telefone móvel comum, padrão GSM. Aberto, exibe tela colorida de 3,5 polegadas, teclado e sistema operacional EPOC, da Symbian. Chega aqui em 2003.
Multimídia na cara
Os óculos multimídia Ideo, projetados pela própria Ideo, escurecem as lentes e projetam imagens que só o dono vê. As hastes levam o som aos ouvidos, aumentando o volume de um anúncio de vôo em aeroporto ou providenciando silêncio em ambientes ruidosos. Coisa para 2010.
PC vestível
A CPU do Wearable PC tem o tamanho de um walkman, chip de 233 MHz, 64 MB de memória e capacidade para guardar 340 MB de dados. Monitor, alto-falante e microfone ficam no headset, e um dispositivo de entrada, na mão ou no bolso. Entre os programas, o Via Voice, para escrever o que você ditar. O Wearable PC foi projetado pela IBM para compor, algum dia, sua linha de portáteis ThinkPad.