Da Redação
Publicado em 26 de dezembro de 2013 às 10h00.
A escassez de água afeta atualmente 1,2 bilhão de pessoas no planeta – o equivalente a 17% da população mundial. O resultado é trágico: 3,5 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo devido às consequências da falta de água e de saneamento básico.
Para combater o problema, um dos caminhos é investir em tecnologias que ajudem a purificar e reutilizar o recurso. Um exemplo dessas novas soluções é um sistema desenvolvido pela GE que vem ajudando a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) a tratar 180 litros de esgoto por segundo em Campinas, no interior de São Paulo.
O ZeeWeed, uma espécie de superfiltro, usa membranas de fibras ocas imersas na água para separar minúsculas partículas e reter vírus e bactérias. Com alta pureza, a água tratada pode ser usada por empresas em processos industriais. A tecnologia, uma das mais avançadas do mercado, é usada em aproximadamente 650 estações de tratamento de esgoto e efluentes industriais ao redor do mundo.
O projeto prevê uma segunda etapa, quando a capacidade de tratamento deverá ser duplicada, evitando que o material produzido por 650 000 pessoas seja lançado em rios, como o Capivari, um dos mais importantes de Campinas.
Tratamento delivery
Outra inovação produzida pela GE Water & Process Technologies é o programa Frota Móvel de Tratamento de Água. A tecnologia leva aos clientes contêineres com filtros que retiram os sais minerais da água para que ela possa alimentar caldeiras de alta pressão de indústrias de energia, petroquímicas, químicas, papel e celulose, açúcar e álcool. Trata-se de uma forma fácil e rápida de levar inovação às unidades fabris.
Adotado por fábricas no Maranhão e em Mato Grosso, o programa pode ser usado para evitar a parada dos sistemas de abastecimento de água das indústrias, seja em manutenções programadas ou durante eventuais reformas. A GE é líder mundial em frota móvel de tratamento de água, operando em 27 países. Segundo a empresa, juntas, suas tecnologias purificam 6,7 bilhões de litros de água por ano e propiciam a utilização de outros 3,8 bilhões de litros.