Tecnologia

Tráfego de dados móveis alcançará 10,8 exabytes/mês

Aumento está relacionado ao crescente número de dispositivos wireless e o maior acesso às redes móveis em todo o mundo, diz estudo

Até 2016, haverá mais de oito bilhões de dispositivos portáteis no mundo (Franko Lee/AFP)

Até 2016, haverá mais de oito bilhões de dispositivos portáteis no mundo (Franko Lee/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2012 às 09h46.

São Paulo - A fabricante de equipamentos de telecom e Internet Cisco divulgou hoje pesquisa segundo a qual o tráfego global de dados móveis aumentará 18 vezes entre 2011 e 2016, quando superará em três vezes o tráfego global de dados fixos.

Segundo o Cisco Visual Networking Index (VNI) Global Mobile Data Traffic Forecast, o tráfego mundial de dados móveis atingirá um total de 10,8 exabytes (um exabyte equivale a um quintilhão de bytes) por mês - ou um volume de 130 exabytes por ano - até 2016.

Esse aumento no volume de tráfego representa uma taxa de crescimento anual composta (CAGR, na sigla em inglês) de 78% para o mesmo período. Apenas o volume de tráfego adicional para a internet móvel entre 2015 e 2016 equivale a aproximadamente três vezes o tamanho estimado de toda a internet móvel em 2012.

Esse aumento está relacionado, segundo o estudo, a diversos fatores, sendo os principais o crescente número de dispositivos wireless e o maior acesso às redes móveis em todo o mundo.

Até 2016, haverá mais de oito bilhões de dispositivos portáteis ou pessoais e quase dois bilhões de conexões de máquina-a-máquina, tais como sistemas GPS em automóveis, sistemas de rastreamento de ativos nos setores de transporte e produção e aplicações médicas, tornando registros de pacientes e condições de saúde mais prontamente disponíveis.

No total, estima-se que, em 2016, o número de dispositivos móveis conectados à Internet ultrapasse a casa dos 10 bilhões , superando a população total do planeta (projetada pela ONU em 7,3 bilhões). Ademais, é projetado um aumento de até nove vezes na velocidade das conexões móveis entre 2011 e 2016.

Tablets

O tráfego oriundo de tablets crescerá 62 vezes entre 2011 e 2016 - a maior taxa entre as categorias de dispositivos consideradas na pesquisa. O volume dados gerado por tablets em 2016 será de 1 exabyte por mês, o que é quatro vezes maior que o volume total mensal de tráfego de dados móveis em 2010 (237 petabytes/mês).

Acompanhe tudo sobre:CelularesIndústria eletroeletrônicaInternet móvelSmartphonesTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre

Gigantes chinesas pressionam por stablecoins atreladas ao yuan para competir com domínio do dólar