Tecnologia

Total de consumidores online sobe para 60% no Natal, diz e-bit

O total de consumidores online que fizeram compras pela Internet no período do Natal subiu de 49%, em 2001, para 60%, em 2002. O levantamento foi feito pelo e-bit entre os dias 26 e 30 de dezembro. No Natal do ano passado, 8% dos consumidores online gastaram mais de 1.000 reais em presentes nas lojas […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h34.

O total de consumidores online que fizeram compras pela Internet no período do Natal subiu de 49%, em 2001, para 60%, em 2002. O levantamento foi feito pelo e-bit entre os dias 26 e 30 de dezembro.

No Natal do ano passado, 8% dos consumidores online gastaram mais de 1.000 reais em presentes nas lojas virtuais. Neste ano, 16% dos compradores gastaram este valor, contra 12% da expectativa apontada na pesquisa feita antes do Natal.

Para Pedro Guasti, diretor-geral da consultoria e-bit, o valor médio das compras neste final de ano foi de 281 reais. Segundo ele, este é o valor mais alto já registrado até agora e foi gerado por promoções nas lojas e melhora no "atendimento" online. Em novembro, o valor foi de 264 reais. Em outubro, 222 reais, e em dezembro de 2001, 251 reais.

"Muitos consumidores compraram produtos eletroeletrônicos, o que colaborou ainda mais para o aumento no valor do tíquete médio." Na lista dos produtos eletrônicos mais comprados estão os DVDs, as câmeras digitais e também TVs de tela plana.

O produto mais procurado continua sendo o CD, que responde por 68% das compras, seguido por livros e revistas (29%), brinquedos (32%), títulos em DVDs (31%) e vídeos e os eletroeletrônicos (16%). A pesquisa aponta que 20% dos consumidores virtuais compraram a maioria de seus presentes pela Internet.

A pesquisa mostra também que os homens continuam liderando o consumo online, com 65% das compras feitas na Internet. A idade média dos consumidores é de 25 a 49 anos (77% das compras).

No Submarino, que vende de CDs a ferramentas, o faturamento de 15 de novembro até a véspera do Natal foi de 27 milhões de reais, 40% acima da receita registrada um ano antes. No período foram feitos mais de 200 mil pedidos de todo o país, dos quais mais de 99% foram entregues dentro do prazo previsto, informou a empresa. O Shoptime.com elevou as vendas em 120% sobre os meses de novembro e dezembro de 2001. O faturamento total no período não foi divulgado, mas o Shoptime.com informou que entregou em média 60 mil pedidos por mês com gasto médio de 280 reais por pedido. A Americanas.com só divulgará os dados sobre seu desempenho de fim de ano em fevereiro.

Metodologia do e-bit

Para chegar a esses resultados, a e-bit enviou por e-mail um convite para seus associados, a maioria formada por consumidores online. Foram convidados 1.819 pessoas para responder uma pesquisa sobre suas intenções de compras e gastos no Natal desse ano. Responderam a pesquisa 1.009 pessoas e o período de coleta de dados foi de 26/12 a 02/02.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online