Tecnologia

Toshiba anuncia o maior tablet do mundo

O tablet Excite 13, da Toshiba, tem tela de 13,3 polegadas e pesa cerca de 1 quilo

O Excite 13 é parte de uma série que também inclui modelos de 7,7 e de 10 polegadas (Divulgação)

O Excite 13 é parte de uma série que também inclui modelos de 7,7 e de 10 polegadas (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 10 de abril de 2012 às 14h09.

São Paulo — O mundo dos tablets já incluía desde o pequeno Samsung Galaxy Note, de 5,3 polegadas até diversos modelos de 10,1 polegadas. Mas os japoneses da Toshiba parecem achar que isso não era suficiente. A empresa acaba de anunciar o Excite 13, o maior tablet produzido em quantidades industriais no mundo, com tela de 13,3 polegadas.

O Excite 13 pesa cerca de 1 quilo, 53% mais que um iPad com conexão Wi-Fi, que tem peso de 652 gramas. Por causa do tamanho e do peso, o tablet da Toshiba certamente não é tão cômodo quanto os modelos menores. Segurá-lo nas mãos para ler um livro ou revista, por exemplo, pode ser cansativo.

Em compensação, vídeos, fotos, mapas e sites da web vão ganhar visibilidade com a tela maior. A Toshiba também promete um som melhor que o dos outros tablets, graças a um conjunto de quatro alto-falantes embutidos. Outra promessa da empresa é que o Excite 13 pode trabalhar 13 horas sem recarga da bateria, uma autonomia maior que a dos outros tablets no mercado.

O Excite 13 faz parte de uma série que inclui também modelos de 7,7 e 10 polegadas – os tamanhos mais comuns. Esses tablets da Toshiba têm várias características em comum, como corpo de alumínio e tela feita com o resistente vidro Gorilla Glass. Os três possuem duas câmeras, sendo a principal de 5 megapixels. Rodam o sistema Android 4.0, conhecido como Ice Cream Sandwich e oferecem acesso à internet via Wi-Fi apenas. Todos são baseados no processador Tegra 3, da Nvidia, de 4 núcleos.

O tablet deve chegar às lojas nos Estados Unidos em junho. O modelo básico, com 32 gigabytes de capacidade, vai custar 650 dólares. É um preço alto. O novo iPad Wi-Fi com 32 GB custa 599 dólares lá. Ele não tem a enorme tela do Excite 13, mas tem a marca da maçã, os aplicativos e todo o conteúdo da loja iTunes. Para a maioria dos usuários, essas coisas valem mais do que alguns centímetros quadrados a mais de tela.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas japonesasGadgetsGoogleIndústria eletroeletrônicaTabletsToshiba

Mais de Tecnologia

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas