Tecnologia

Torre de controle aéreo 'a distância' começa a funcionar na Suécia

'Primeira aterrissagem com uma torre de controle à distância!', escreve o controlador aéreo em sua conta do Twitter

Torre

Torre

DR

Da Redação

Publicado em 21 de abril de 2015 às 12h35.

Uma torre de controle começou nesta terça-feira (21) a regular o tráfego aéreo em um aeroporto sueco a partir de outro a 150 km de distância, anunciou a direção de aviação civil deste país (LFV), uma primícia mundial.

"Primeira aterrissagem com uma torre de controle a distância!", escreve o controlador aéreo em sua conta do Twitter (@luftfartsverket), sob a foto de um avião aterrizando nesta terça-feira em Örnsköldsvik, graças às instruções da torre de comando do aeroporto de Sundsvall.

"Somos os primeiros do mundo a controlar a distância um aeroporto (...). Os pilotos do avião estão em contato com a torre de controle de Sundsvall, a mais de 150 km de distância dali", explicou a diretora de comunicação da agência, Elizabeth Lindgren, à rádio pública SR.

Segundo a LFV, no aeroporto controlado a distância, as câmeras e os sensores comunicam em tempo real as informações aos controladores aéreos, o que na prática nada muda em seu trabalho.

"Com a ajuda da tecnologia o tráfego aéreo é dirigido da mesma maneira que em uma torre tradicional", afirmou a LFV em um comunicado.

 

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAviõesEuropaINFOPaíses ricosSetor de transporteSuéciaTransportesVeículos

Mais de Tecnologia

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro