Tecnologia

TL-MR3020

O HSPA+ chegou e as fabricantes não fizeram feio na hora de adaptar seus produtos para o mercado brasileiro. Além da conexão descomplicada a modems HSPA+, a TP-Link oferece um roteador bastante compacto e de desempenho interessante por 119 reais, o TL-MR3020. Medindo 6,7 por 2,1 por 7,4 centímetros, esse aparelho se assemelha ao Airport […]

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2012 às 16h07.

logo-infolab

O HSPA+ chegou e as fabricantes não fizeram feio na hora de adaptar seus produtos para o mercado brasileiro. Além da conexão descomplicada a modems HSPA+, a TP-Link oferece um roteador bastante compacto e de desempenho interessante por 119 reais, o TL-MR3020. Medindo 6,7 por 2,1 por 7,4 centímetros, esse aparelho se assemelha ao Airport Express, da Apple, e também ao pequeno BandLuxe. Mas não se engane pela falta de antena e com a única porta Fast Ethernet presente. O TL-MR3020 obteve resultados interessantes durante os testes do INFOlab. 

 Mesmo sendo extremamente básico e voltado ao uso doméstico, esse pequeno roteador oferece gerenciamento de banda por IP. Isso permite que, em uma mesma rede, o usuário defina quanto de velocidade cada endereço MAC terá disponível. Dessa forma é possível concentrar grande parte da banda para o computador principal e manter somente o necessário para navegação em outros dispositivos, como smartphones, notebooks de visitas, etc.

 Para conectar o modem 3G ou HSPA+ ao roteador não é possível seguir a recomendação da Anatel, de utilizar um extensor USB. Essa recomendação se faz necessária para que não haja interferência no sinal. O INFOlab apurou que não é possível utilizar o extensor no TL-MR3020 por falta de energia. É necessário plugar o modem diretamente na USB. A TP-Link informou INFO que irá incluir essa informação no manual dos produtos.

 A interface de configuração da TP-Link é bastante simples e fácil de usar, mas só está disponível em inglês. O TL-MR3020 é compatível com 120 modelos de modems 3G e HSPA+. Durante os testes o roteador não identificou o modem Vivo ZTE MF668A, mas conectou normalmente com um driver genérico para a marca. 

 Para avaliar o roteador o INFOlab utilizou os notebooks LG P430 e Asus A43e e um desktop Core 2 Duo 2,1 GHz, 2 GB, com placa de rede Marvell Yukon. As medições foram realizadas com o software Passmark 7.0v. Para aferir a conectividade HSPA+ foi utilizado um SIMCard Vivo HSPA+ (Velocidade nominal: Download - 42 Mbit/s / Upload - 11 Mbit/s). Durante os testes foram realizadas três medições. A primeira com o computador no mesmo ambiente do roteador, outra a 16 metros de distância e uma terceira com distância de 10 metros com uma parede de concreto de barreira. 

 No primeiro cenário o desempenho do TL-MR3020 é notável. A 1 metro de distância a velocidade média registrada foi de 53,9 Mbp/s. A 16 metros a velocidade cai para 0,14 Mbp/s e em 10 metros com uma parede a velocidade aferida foi de 1,4 Mbp/s.

Uma característica interessante do pequeno roteador é sua alimentação elétrica por uma porta microUSB. Isso possibilita o uso com um carregador automotivo, liberando a conexão de internet no carro, como em um táxi ou ônibus. Seu tamanho também torna prático o uso em reuniões externas e em ambientes sem uma infraestrutura de rede já instalada.

 

Ficha técnica

Velocidade nominal802.11 b/g/n (2,4 GHz - 150 Mbps)
Conectividade3G e 4G (HSPA+), 1 porta Fast Ethernet (WAN/LAN)
Conexões1 porta USB
Dimensões6,7 x 2,1 x 7,4 centímetros

Avaliação técnica

PrósPequeno e prático pode servir como um roteador para eventos e reuniões. Até no carro é possível ligá-lo. Excelente desempenho a curta distância. Suporte a modem 3G/4G
ContrasFaltam portas para uso doméstico; não funciona corretamente em distâncias superiores a 10 metros
ConclusãoAparelho indicado para pequenos apartamentos, locais sem infraestrutura de rede e uso doméstico
Média7.2
PreçoR$ 119
Acompanhe tudo sobre:Rede SustentabilidadeRoteadoresTP-Link

Mais de Tecnologia

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas